Como abrir uma agência de publicidade

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Como abrir uma agência de publicidade? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que pretendem empreender na área do marketing e da propaganda.

Sabendo disso, o Eu Contador, sua assessoria contábil especializada em negócios digitais, decidiu preparar um conteúdo completo e bastante explicativo sobre o assunto.

Aqui você vai conferir absolutamente tudo o que precisa para tirar os seus objetivos do papel, incluindo um passo a passo para abertura da sua agência.

Deseja saber mais? Então, continue conosco e acompanhe este artigo até o final ou clique em um dos botões abaixo para falar com o nosso time de especialistas.

O que uma agência de publicidade faz?

As agências de publicidade atuam no desenvolvimento de campanhas de marketing para empresas, celebridades, partidos políticos e outros tipos de organizações.

Dentre as ações que esse tipo de empresa desenvolve, podemos destacar:

  • Desenvolvimento de campanhas em vídeo;
  • Anúncios no Google Ads e no Face Ads;
  • Anúncios em jornais, revistas, cadeia de rádio e televisão;
  • Desenvolvimento de sites e landing pages;
  • Disparo de campanhas de e-mail marketing;
  • Desenvolvimento de identidades visuais;
  • Desenvolvimento de panfletos, banners e impressos em geral;
  • Além de outros serviços em publicidade.

Para desenvolver suas atividades, essas empresas costumam contar com profissionais com diferentes especialidades, dentre eles:

  • Designs;
  • Redatores e copywriters;
  • Roteiristas;
  • Social media
  • Gestores de tráfego;
  • Executivo de contas;
  • Analistas de marketing;
  • Desenvolvedores web.

Como funciona a tributação para agência de publicidade?

Quando o assunto é como abrir uma agência de publicidade, muitos empreendedores relatam dúvidas relacionadas à tributação que incide sobre esse tipo de negócio.

Em meio a esse tipo de dúvida, precisamos esclarecer que a depender da orientação da contabilidade, do porte e das características do negócio, é possível optar por um dos seguintes regimes tributários:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

O Simples Nacional conta com alíquotas a partir de 6% sobre o faturamento mensal deste tipo de atividade e atende empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Por sua vez, o Lucro Presumido conta com alíquotas entre 13,33% e 16,33% sobre o faturamento mensal, atendendo empresas com faturamento anual de até R$ 78 milhões.

Por fim, temos o Lucro Real, regime tributário de maior complexidade e de caráter obrigatório para grandes agências, cujo faturamento anual é superior a R$ 78 milhões.

Quanto custa para abrir uma agência de publicidade?

O custo para abrir uma agência de publicidade depende de uma série de fatores, incluindo o público-alvo do negócio, porte da empresa e sua localização.

Sabendo disso, sempre procuramos orientar nossos clientes a elaborar um plano de negócios e um planejamento financeiro completo, instrumentos que apesar de não obrigatórios, são fundamentais para evitar imprevistos.

Por sua vez, quanto aos custos para legalização do negócio, será preciso considerar basicamente três itens:

  • Honorários da contabilidade;
  • Aquisição de certificado digital;
  • Taxa de registro da Junta Comercial.

Documentos necessários para abrir uma agência de publicidade?

De modo geral, a lista de documentos necessários para abrir uma agência de publicidade não é extensa e inclui apenas os seguintes itens:

  • Certidão de casamento do empreendedor (se casado);
  • Contrato social ou requerimento de empresário em três vias.
  • Cópia autenticada do RG ou CNH;
  • Cópia simples do CPF;
  • Cópia do carnê IPTU ou da inscrição imobiliária do imóvel de instalação da empresa;
  • Última declaração de Imposto de Renda (se declarante).

Com estes documentos em mãos, a contabilidade terá tudo o que precisa para cuidar dos trâmites legais para abertura deste tipo de negócio.

Qual o CNAE para agência de publicidade?

O CNAE para agências de publicidade é o 7311-4/00, que inclui:

  • A criação e a produção de campanhas de publicidade para qualquer finalidade, para veiculação em quaisquer tipos de veículos de comunicação;
  • A colocação, em nome de clientes, de material publicitário em jornais, revistas, rádio, televisão, internet e em outros veículos de comunicação;
  • Os representantes dos veículos de comunicação para venda de tempo ou espaço de publicidade a clientes;
  • A prestação de serviços para merchandising em rádio e televisão.

Agência de publicidade pode ser MEI?

Quando o assunto é como abrir uma agência de publicidade, uma dúvida bastante comum diz respeito ao MEI – Microempreendedor Individual.

“Afinal, é possível abrir uma agência de publicidade como MEI?”

Em meio a esse tipo de dúvida, precisamos esclarecer que não, pois esse tipo de atividade não está disponível no rol de ocupações permitidas para microempreendedores individuais.

Além disso, não faria muito sentido abrir uma empresa deste tipo no MEI, tendo em vista o limite de faturamento anual reduzido (apenas R$ 81 mil).

Como abrir uma agência de publicidade?

Esclarecidas as principais dúvidas sobre o assunto, é hora de conferir em um passo a passo, o que é preciso para abrir uma agência de publicidade.

A boa notícia, é que ao contrário do que muitos pensam, o processo é simples e com o apoio de uma contabilidade, tudo é resolvido dentro de poucos dias.

1.Contrate um serviço de contabilidade: Sem dúvida alguma, a primeira coisa que o empreendedor precisa fazer para abrir uma agência de publicidade é contratar um serviço de contabilidade.

Além de esclarecer dúvidas e cuidar da abertura da empresa, cabe ao contador:

  • Montar o planejamento tributário para economia de impostos;
  • Registrar a admissão, o afastamento e o desligamento de funcionários;
  • Apurar, calcular impostos e emitir guias federais, estaduais e municipais;
  • Calcular o pró-labore, a folha de pagamento, o INSS e o FGTS;
  • Elaborar o balanço contábil e entregar as obrigações acessórias exigidas pelo fisco;
  • Dentre outras tarefas e responsabilidades importantes.

2.Separe os documentos necessários: Na sequência, será preciso separar os documentos necessários para abertura da empresa e além disso, definir em conjunto com o contador:

  • CNAE (lista de atividades do seu negócio);
  • Regime tributário;
  • Natureza jurídica.

3.Emissão dos documentos da empresa: Por fim, basta aguardar o prazo necessário para que a contabilidade providencie toda documentação da empresa, incluindo:

  • Registro na Junta Comercial;
  • CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica;
  • Inscrição Estadual e Inscrição Municipal;
  • Alvará de Localização e Funcionamento;
  • Registro em Conselhos e Licenças (quando a atividade exigir).

Deseja saber mais e abrir uma agência de publicidade de forma rápida e descomplicada?  Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

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