Primeiramente, desde 2014 o carnê do MEI – Microempreendedor Individual chegava até sua casa e permitia que você se planejasse com facilidade para os pagamentos. Mas de repente ele não chegou mais e agora você não sabe o que fazer? Confira neste post como proceder para não atrasar mais seus pagamentos!
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TogglePor que o carnê do MEI não chega?
A partir de janeiro de 2016 a Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE) deixou de enviar o Carnê da Cidadania do MEI lei 8666, aquele bloco com todos os carnês para você pagar as contribuições mensalmente. Essa medida foi tomada porque agora você pode fazer o download dos carnês diretamente no site do Microempreendedor Individual.
Ou seja, além de economizar recursos, a SEMPE acredita que com o acesso à internet facilitado, os empreendedores podem consultar suas informações facilmente e planejar-se para os pagamentos, que acontecem todo dia 20, a partir dos carnês disponibilizados online.
O empreendedor pode acessar o site do Microempreendedor Individual todos os meses e fazer a impressão de cada carnê ou pode ainda baixar todos os carnês e programar os pagamentos pelo internet banking, evitando atrasos.
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Portanto, se por acaso houver atraso, não precisa se preocupar. Basta acessar novamente o sistema e emitir um novo carnê, com valores atualizados (juros e multa).
Como emitir o carnê do MEI online?
Por Exemplo, emitir os carnês para pagamento do MEI é muito fácil. Veja o passo-a-passo:
- Acesse o Portal do Microempreendedor Individual;
- Procure pelo menu Carnê MEI – DAS e clique;
- A seguir, clique em Emitir Guia de Pagamento;
- Insira seu CNPJ e os caracteres que aparecem ao lado;
- Clique em continuar;
- Na tela a seguir, clique sobre a aba Emitir Guia de Pagamento (DAS);
- Informe o ano calendário (2016) e clique em Ok;
- Selecione o mês (ou meses);
- Informe a data de pagamento;
- Clique em Emitir DAS.
Saiba todos os regimes para mei |
Quem pode ser MEI?
Por exemplo, no Brasil existem mais de 6 milhões de Microempreendedores Individuais. São mais de 6 milhões de pessoas que formalizaram seus negócios e estão aproveitando as vantagens de poderem emitir notas fiscais, arrecadarem fundos para investir em seus negócios e ter maior acesso a oportunidades no mercado.
Ou seja, para ser MEI você precisa cumprir determinados requisitos, como ter sua atividade listada na tabela de atividades permitidas e ter um faturamento não superior a 60 mil reais anuais, ou seja, 5 mil reais por mês.
Para inscrever-se no MEI, basta acessar o Portal do Microempreendedor Individual e clicar em Quero me Formalizar. Depois de preenchidos todos os seus dados, você já terá em mãos o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual, com o número do CNPJ.
No entanto, o custo para quem se formaliza como Microempreendedor Individual é de menos de 50 reais por mês, ou seja, com essa pequena contribuição, além de emitir notas fiscais e ampliar suas oportunidades de negócios, você ainda tem todos os direitos previdenciários garantidos, como aposentadoria, licença maternidade, auxílio doença e pensão por morte.
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E você, microempreendedor individual, está com suas obrigações em dia? Sente alguma dificuldade na hora de lidar os trâmites para emissão do carnê de pagamento do MEI? Deixe seu comentário!
MEI é obrigado a emitir NFe ??? Neste vídeo comento sobre esse assunto, não perca!
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