Primeiramente, em Brasília – A presidente Dilma Rousseff deverá assinar nos próximos dias decreto que pode desafogar as 27 juntas comerciais do País ao dispensar a autenticação de livros contábeis para empresas que:
 
“A Presidência deverá assinar um decreto que torna desnecessário a autenticação de livros nas juntas comerciais, se você já transmite os livros pelo Sped”, afirmou ao DCI o líder da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (Sempe), Carlos Leoney.
 
Na Junta Comercial de São Paulo, onde esteve na semana passada, o secretário da Micro e Pequena Empresa recebeu a informação de que existe lá milhares de livros contábeis a espera de autenticação.
 
                
            
    
            
            
        
            
            
        
            
            
        
            
            
        
            
            
        
    
    
            
            
        
            
            
        
            
            
        
            
            
        
            
            
        
    
                
				
				- já são usuários do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).
 
Ganho com o novo decreto
Portanto, pelas estimativas do governo, a unificação da autenticação de livros digitais transmitidos pelo Sped representará ganho reduzidos custos para as empresas na ordem de R$ 26 milhões, no curto prazo, e de R$ 480 milhões no longo prazo, incluindo efeitos positivos na diminuição de impactos ambientais com o menor consumo de papel. Trata-se de medida prevista no cronograma de trabalho do Conselho Deliberativo do Programa Bem Mais Simples Brasil. presidido por Guilherme Afif Domingos, também presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional).| Fizemos este conteúdo denso sobre Abertura de Empresa | 
- “O livro contábil tem que ter começo, meio e fim para começar o outro, para não ter a possiblidade de fraude”, explicou Leony, classificando a autenticação dos livros contábeis nas juntas comerciais como coisa do passado por representar duplicidade de informações sobre pagamento de tributos já encaminhadas à Receita via Sped.
 
                Procedimento correto na Junta Comercial
Com o decreto, as empresas obrigadas a apresentar a Escrituração Contábil Digital (ECD) ao sistema público e as que optarem por essa modalidade estarão dispensadas de qualquer outro procedimento perante a junta comercial. Segundo o governo, é importante todas as empresas tributadas nos regimes do Lucro Real e do Lucro Presumido estão obrigadas a apresentar a ECD ao Sped, em substituição ao registro de livros em papel na junta comercial.- Isso representa apenas 6% das 97% das empresas que têm acesso à internet.
 
- A dispensa da autenticação seja automática para as demais empresas, incluindo as micro e pequenas empresas optantes do Supersimples.
 
- bastará o envio das informações via Sped que imediatamente elas são consideradas válidas pela Receita.
 
Benefícios
Segundo o Programa Brasil Bem Mais Simples, a autenticação dos livros será feita eletronicamente, garantida a fidedignidade da informação. Atualmente os registros contábeis são feitos em livros autenticados fisicamente pela junta comercial. Os impactos previstos com o decreto são os seguintes:- Em primeiro lugar a agilidade no processo;
 - Em segundo lugar a segurança na transmissão;
 - Em terceiro lugar, a verificação e armazenamento das informações;
 - Em quarto lugar a redução do número de operações fraudulentas;
 - Por fim a liberação de mão de obra nas juntas comerciais;
 
- Unificará os dados de todas as juntas comerciais rs.
 
Por: Abnor Gondim – Fonte: DCI – SP
O euContador é um escritório de contabilidade online com atendimento direto e personalizado (chat, skype, whatsapp ou telefone).
Mantemos sua empresa 100% REGULARIZADA !
![]()
Comece agora mesmo!!!
            Classifique nosso post
    
    
								
															
								
								
                
  



								
								



