Nota fiscal para infoprodutor: veja como emitir

Fale com um especialista agora gratuitamente!
Nesse artigo você vai ver:
Nota fiscal para infoprodutor: veja como emitir

Você sabe quando e como emitir uma nota fiscal para venda de produtos digitais como cursos online, e-books e mentorias?

Se você que chegou até aqui, está apenas no começo da sua trajetória como infoprodutor, e possui algumas dúvidas relacionadas a emissão de notas fiscais, saiba que você chegou ao lugar certo.

Neste conteúdo, o Eu Contador, sua contabilidade especializada em negócios digitais, vai esclarecer todas as dúvidas relacionadas à emissão de notas fiscais.

Para saber mais e conferir o que a nossa equipe separou para você, continue conosco até o final do artigo ou clique em um dos botões abaixo e fale com a nossa equipe.

Emissão de nota fiscal na venda de infoprodutos é obrigatória?

Não tenha mais dúvidas, a emissão de nota fiscal é obrigatória para todos aqueles que vendem cursos, e-books, mentorias e outros tipos de produtos, seja ele, físico ou digital.

Veja o que diz a Lei 8.846/1994:

Art. 1º A emissão de nota fiscal, recibo ou documento equivalente, relativo à venda de mercadorias, prestação de serviços ou operações de alienação de bens móveis, deverá ser efetuada, para efeito da legislação do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, no momento da efetivação da operação.

Deixar de emitir nota fiscal é crime, podendo resultar em multa e ou prisão. Veja o que diz a Lei 8.137/90, que trata dos crimes contra a ordem tributária:

“Art. 1° Constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas:…

…V – negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação.

Pena – reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.”

Veja também o que diz a Lei 4.729/65, que trata dos crimes de sonegação fiscal:

I – prestar declaração falsa ou omitir, total ou parcialmente, informação que deva ser produzida a agentes das pessoas jurídicas de direito público interno, com a intenção de eximir-se, total ou parcialmente, do pagamento de tributos, taxas e quaisquer adicionais devidos por lei;…

…Pena: Detenção, de seis meses a dois anos, e multa de duas a cinco vezes o valor do tributo.”

Diante dos dispositivos citados acima, aqueles que vendem produtos ou prestam serviços, mas não emitem a nota fiscal referente a operação, cometem crimes, cuja pena pode variar de multa a prisão.

Sendo assim, se você vende ou pretende vender produtos como infoprodutor, é importante providenciar a emissão de notas fiscais.

Imagem 3

Como emitir nota fiscal para infoprodutor?

Agora que você já sabe que a emissão de nota fiscal para infoprodutor é obrigatória, é hora de conferir o que é preciso para começar a emitir suas notas fiscais.

1.Contrate uma contabilidade especializada em negócios digitais

O primeiro passo para começar a emitir nota fiscal para infoprodutor é contratar uma contabilidade especializada em negócios digitais.

O contador ficará responsável por cuidar de todos os trâmites para abertura do seu CNPJ (item indispensável para emissão de notas fiscais), e por lhe ajudar a manter todas as suas obrigações em dia com o fisco.

Além disso, é preciso destacar que com uma boa contabilidade ao seu lado, você poderá economizar no pagamento de impostos.

Você é infoprodutor, mas ainda não tem uma contabilidade especializada em negócios digitais ao seu lado? Saiba que você pode contar com o time do Eu Contador.

2.Separe os documentos necessários para abertura do seu CNPJ

Logo após contratar um contador, você precisará separar os documentos que serão necessários para a abertura do seu CNPJ, o que inclui:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Espelho IPTU do endereço que será utilizado no CNPJ.

3.Aguarde a legalização da sua empresa de infoprodutos

Na sequência, será preciso aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade cuida dos trâmites para legalização e abertura da empresa, o que inclui:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Estadual e Municipal;
  • Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.

4.Emissão das notas fiscais

Por fim, após a abertura do seu CNPJ, você poderá começar a emitir notas fiscais nas vendas dos seus infoprodutos.

Não se preocupe, pois, o processo de emissão é simples e através de ferramentas como o eNotas, ele pode ser automatizado, de forma que a cada nova venda realizada, uma nota fiscal correspondente seja emitida sem intervenção humana.

São basicamente duas possibilidades em tipos de nota fiscal a serem emitidas:

  • NFe – Nota Fiscal Eletrônica: Esse tipo de nota fiscal deve ser emitida na venda de e-books.
  • NFSe – Nota Fiscal de Serviços Eletrônica: Esse tipo de nota fiscal deve ser emitida na venda de cursos e mentorias.

 

Em caso de dúvidas com relação ao processo de emissão das notas fiscais, não se preocupe, pois você poderá receber todo o suporte e orientação do nosso time de especialistas.

Nota fiscal para infoprodutor: como funcionam os impostos?

O valor dos impostos que você precisará pagar ao emitir nota fiscal para infoprodutor, dependerá de alguns fatores, dentre eles, o seu volume de faturamento e regime de tributação.

Quanto ao regime tributário, normalmente as escolhas são o Simples Nacional ou o Lucro Presumido. Veja como esses regimes funcionam:

Simples Nacional para infoprodutor

O Simples Nacional é um regime tributário que pode ser utilizado por infoprodutores com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Neste regime, a tributação para venda de cursos e mentorias inicia em 6%, com alíquota efetiva máxima de 19,50% sobre o faturamento.

Por sua vez, a alíquota para a venda de e-books inicia em 4%, com alíquota efetiva máxima de aproximadamente 11,12%. (Se aproveitada a imunidade de ICMS para livros e e-books, a alíquota pode ser menor.

Imagem 4

Lucro Presumido para infoprodutor

Neste regime, a tributação para venda de cursos e mentorias varia de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento do infoprodutor.

Por sua vez, a alíquota para venda de e-books pode ser de apenas 2,28%, desde que aproveitada a imunidade de ICMS para livros e e-books).

Para saber mais sobre o processo de emissão da nota fiscal para infoprodutor e abrir o seu CNPJ, clique em um dos botões abaixo e fale com um dos nossos especialistas.

Classifique nosso post

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio?

Clique no botão abaixo e fale com um de nossos especialistas, estamos prontos para te ajudar com a contabilidade da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

O que é capital social da empresa?

O que é capital social da empresa?

O que é capital social da empresa? Se você já se deparou com esse termo ao pensar em abrir um negócio ou formalizar sua sociedade, talvez tenha se perguntado qual

Recomendado só para você
Como regularizar um CNPJ inapto? Essa é uma dúvida comum…
Cresta Posts Box by CP