Neste conteúdo, você confere quais são os documentos necessários para abrir uma empresa e também um passo a passo completo para montar o seu negócio.
Vale destacar que reunir os documentos corretamente é uma das etapas mais importantes para agilizar e evitar imprevistos durante o processo para abertura de empresas no Brasil.
Continue conosco e confira a lista de documentos que você vai precisar para montar o seu negócio sem complicações.
Documentos necessários para abrir uma empresa
Os documentos necessários para abrir uma empresa, são os seguintes:
- RG do empresário e sócios;
- CPF do empresário e sócios;
- Certidão de casamento (se houver);
- Carteira do órgão de classe – OAB, CRM, dentre outros (se houver);
- Cópia do comprovante de residência;
- Última declaração do Imposto de Renda;
- Cópia simples do comprovante de endereço da futura empresa;
- Cópia do IPTU ou Inscrição Imobiliária do imóvel.
Para solicitar a abertura da sua empresa, clique em um dos botões abaixo:
Com todos os documentos em mãos, o empreendedor conseguirá entrar com o pedido de registro e regularização dos seus negócios sem preocupações.
Passo a Passo completo e definitivo para abrir uma empresa
Agora que você já sabe quais são os documentos necessários para abrir uma empresa, confira na sequência um passo a passo completo e definitivo sobre o assunto.
1.Escolha uma Razão Social e Nome Fantasia
Após reunir todos os documentos necessários para abrir uma empresa, é hora de pensar na sua Razão Social e no seu Nome Fantasia.
Por sinal, você sabe a diferença entre a Razão Social e Nome Fantasia de uma empresa? Confira:
Razão Social: Forma como a empresa é registrada perante os órgãos públicos e em documentos oficiais.
Nome Fantasia: Nome popular do público, utilizado em campanhas de publicidade e divulgação da marca.
Para garantir que não existem outras empresas com o mesmo nome da sua, seu contador precisará realizar uma consulta de viabilidade de nome empresarial.
2.Defina a Natureza Jurídica
Com o nome da empresa definido, é hora de escolher a natureza jurídica mais adequada para o seu negócio, são várias opções:
- EI – Empresário Individual;
- EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada;
- SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
- Sociedade Empresária Limitada;
- Sociedade Simples;
- Sociedade Simples Pura;
- Sociedade Anônima.
São vários os fatores que podem influenciar na escolha da natureza jurídica, mais uma vez, você precisará do auxílio e orientações da sua contabilidade para garantir a melhor escolha.
3.Defina o Regime Tributário
Quando o assunto é o regime tributário, temos três opções disponíveis no Brasil, são elas:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Cada regime tributário possui suas características, forma de apuração dos impostos e alíquotas, sendo assim,também é muito importante contar com a ajuda de um contador para definir a melhor opção para a sua empresa.
Para garantir que a sua empresa não pague mais impostos que o necessário, será preciso que a sua assessoria contábil elabore um planejamento tributário para o seu negócio.
4.Elabore o Contrato Social
Após definir os itens listados anteriormente, você precisará elaborar um Contrato Social.
O Contrato Social é um documento que reúne informações básicas, mas de grande importância sobre a empresa, incluindo:
- Nome e dados pessoais dos sócios;
- Natureza Jurídica;
- Localização da empresa;
- Atividades a serem desenvolvidas;
- Capital social investido no negócio.
- Dentre outras informações.
5.Registre a empresa na Junta Comercial
Você já separou os documentos necessários para abrir uma empresa, elaborou o Contrato Social e tomou as suas primeiras decisões como empreendedor, agora é hora de iniciar os registros perante os órgãos públicos.
Sendo assim, vamos registrar a sua empresa na Junta Comercial, órgão responsável por emitir o NIRE – Número de Identificação do Registro de Empresas.
Podemos dizer que esta etapa é equivalente ao registro da certidão de nascimento para pessoas físicas.
6.Solicite o CNPJ
Após o registro da empresa na Junta Comercial, será possível entrar com um pedido para emissão do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.
O CNPJ é um registro formado por 14 números obrigatório para toda e qualquer empresa registrada e em funcionamento no Brasil, independente do seu porte e atividades desenvolvidas.
7.Solicite a Inscrição Estadual
Com o CNPJ em mãos, será possível solicitar a Inscrição Estadual, documento cuja responsabilidade para emissão é da Secretaria Estadual de Fazenda de cada estado.
A Inscrição Estadual é um documento obrigatório para empresas que exercem atividades comerciais ou industriais.
8.Solicite o Alvará de Funcionamento e a Inscrição Municipal
Também será necessário solicitar o registro da empresa na Prefeitura, instituição que ficará responsável por emitir as seguintes autorizações e documentos:
- Inscrição Municipal;
- Alvará de Funcionamento;
- Autorização para emissão de NFSe – Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. (empresas prestadoras de serviço).
Vale destacar que dentre os itens acima, o Alvará de Funcionamento é o que possui maior importância sendo obrigatório para a operação e funcionamento de toda e qualquer empresa.
Cumpridas as etapas acima, é possível que a sua empresa esteja apta para entrar em funcionamento, no entanto, não deixe de consultar o próximo tópico.
Outros registros e documentos necessários para abrir uma empresa
Você já conhece o passo a passo completo e também os documentos necessários para abrir uma empresa, no entanto, é importante ficar atento aos seguintes itens:
Licenças e registros adicionais: A depender das atividades a serem exercidas pela empresa alguns registros e licenças adicionais podem ser necessárias, dentre elas:
- Licença de Funcionamento da Vigilância Sanitária;
- Licença de Funcionamento do Corpo de Bombeiros;
- Registro da empresa em Conselho de Classe Profissional.
Registro de marcas no INPI: Para garantir que outra empresa não utilize o mesmo nome da sua, é recomendado solicitar o registro de marcas no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Aquisição do certificado digital: Por fim, será necessário adquirir um certificado digital do tipo A1 ou A3.
O certificado digital funciona como uma espécie de assinatura eletrônica das empresas que garante a segurança no acesso ou transmissão de informações ao fisco.
Agora que você já sabe quais são os documentos necessários para abrir uma empresa e conhece todas as etapas para regularizar o seu negócio, entre em contato conosco e solicite a abertura da sua empresa.
Com mais de 40 anos no mercado, o Eu Contador conta com um time de especialistas para retirar todas as suas dúvidas e cuidar de todas as etapas relacionadas à abertura da sua empresa.
Entre em contato conosco, agora mesmo, clicando em um dos botões abaixo: