5 dicas para ter uma marca forte no comércio

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Você saberia dizer quanto vale a sua marca? A Apple vale mais de 128 bilhões de dólares; a Samsung, mais de 81 bilhões; o Facebook, mais de 24 bilhões. E o que essas empresas fizeram para atingir um valor destes? Construíram marcas fortes, reconhecidas nacional e internacionalmente pela qualidade dos seus produtos e serviços. Quer saber por onde começar a trilhar o mesmo caminho? Confira essas dicas!

Foco no cliente

Para sair na frente da concorrência e ter sua marca lembrada pelo maior número de pessoas, é preciso centrar seus esforços nos seus clientes.

Uma lição que estamos aprendendo com o inbound marketing é que os consumidores não querem mais produtos e serviços empurrados a qualquer custo.

O que eles querem são soluções adequadas às suas necessidades quando eles mais precisam, o que exige:

  • em primeiro lugar uma postura diferenciada,
  • focada em oferecer a solução certa,
  • sendo essa solução oferecida para a pessoa certa, na hora certa.

Qualidade acima de tudo

Uma marca só permanece forte no mercado se tiver o apoio de clientes e consumidores.

Para tanto, você precisa despertar uma percepção positiva do público em relação à sua empresa, oferecendo produtos e serviços de alta qualidade.

Lembre-se que mesmo um e-commerce, que tem seus fundamentos no varejo, presta algum tipo de serviço também, como a entrega de seus produtos. Ou seja, não dá para descuidar de nenhum dos dois lados.

Credibilidade e confiança

Você saberia mensurar a credibilidade que seus clientes depositam na sua marca? Essa é uma ótima maneira de saber se você está no caminho do sucesso, assim como as empresas que citamos anteriormente.

Credibilidade e confiança se conquistam cumprindo o que você promete e superando as expectativas.

Uma boa forma de fazer isso é estabelecendo um padrão de qualidade e monitorando seu desempenho no cumprimento dos requisitos listados, como cumprimento de prazos, tempo de resposta ao cliente, nível de satisfação, entre outros.

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Comunicação multicanal

Atualmente os consumidores estão presentes em uma série de canais ao mesmo tempo: sites, blogs, redes sociais, aplicativos para smartphones, televisão, rádio, jornais, etc.

Todavia para tornar sua marca conhecida e admirada pelo seu público, é fundamental que você compreenda as características de cada canal, assim como o perfil da sua audiência, e prepare uma comunicação omnichannel, ou multicanal.

Marque presença nos principais canais de comunicação, mantenha-se ativo e interativo para que seus clientes e consumidores saibam que podem contar com sua empresa quando mais precisarem.

Uma marca forte é construída através do diálogo com sua audiência.

Personalidade

Uma marca forte tem personalidade.

Ela é conhecida e reconhecida tanto por clientes quanto por não clientes, de tão única que ela é.

Por exemplo, basta ver uma maçã que você automaticamente lembra da Apple. É só se deparar com o f do Facebook para conectar-se à marca.

São esses detalhes que criam uma marca forte para sua empresa, por isso, procure sempre ser único, desenvolver um bom relacionamento com sua audiência e utilizar elementos que diferenciem sua empresa das demais.

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