Primeiramente, Pró-Labore ou Dividendos? Qual a diferença? Essa é uma pergunta que muitos empreendedores/empresário individual possuem. A distribuição de lucros significa pelo trabalho para quem administra a empresa, porém o pagamento não é obrigatório e nem sempre quem recebe o pró-labore tem acesso aos benefícios trabalhistas. Além disso, o recebimento é de direito daquele que exerce trabalho efetivo, seja ele intelectual ou físico, para que a empresa atinja resultados.
Geralmente, valor do pró labore é firmado mediante a formalização do contrato social da empresa.
Caso isso não aconteça, qualquer sócio administrador pode requerê-lo.
A frequência de pagamento também pode ser acordada no contrato social.
O valor desse “salário” podemos fazer :
Não existe um piso ou um teto de pagamento, porém a tabela do INSS apontado pagamento máximo e mínimo é bastante utilizada pelo mercado. Sobre o pró-labore recaem altas taxas tributárias. Por exemplo:
- equiparado ao custo que seria despendido caso fosse necessário contratar um profissional para exercer as atividades que aquele administrador assumiu para si.
Descrevemos um pouco sobre Lucro Presumido |
- o Imposto de Renda pode chegar a 27,5%, com a dedução do INSS e dos dependentes. A Contribuição da Previdência de Pessoa Física é de 11%, podendo chegar ao teto máximo de R$ 513,01 e a Contribuição Patronal é de 20% incidente sobre o valor pago como pró-labore.
- 13º salário,
- pagamento das férias e
- outros benefícios trabalhistas
- é a participação nos lucros obtidos que também pode ficar estabelecida no Contrato Social.
Empresas com pendências tributárias podem retirar Dividendos?
Apenas empresas que estiverem com pendências junto a Seguridade Social e inadimplentes com o Imposto de Renda não devem pagamento de dividendos a seus sócios. Para pagar os dividendos é necessário tirar do lucro todos os impostos e gastos com o desenvolvimento de operação empresarial do período em questão. Deve se retirar também :- o volume de recursos que será reservado e ou reinvestido na empresa e averiguar se terá recursos suficientes em caixa para realizar o pagamento sem comprometer a saúde financeira da empresa.
- em razão do capital investido por cada sócio para a abertura do negócio.
- Livro de Caixa ou
- Escrituração Contábil (livro diário) sobre o lucro líquido .
![]()
O euContador é um escritório de contabilidade online com atendimento direto e personalizado (chat, skype, whatsapp ou telefone).
Mantemos sua empresa 100% REGULARIZADA !
![]()
Comece agora mesmo!!!
Classifique nosso post