Como usar corretamente um software de CRM

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Você sabe o que é e como utilizar corretamente um software de CRM?

Se você cuida de um negócio, sabe o quanto pode ser trabalhoso gerenciar todos os contatos com os clientes, e ainda organizar maneiras de atrair mais pessoas para os produtos e serviços que você tem a oferecer.

Por esses motivos, muitas empresas hoje em dia utilizam um software de CRM para ajudá-las no dia a dia. Afinal, essa ferramenta oferece diversos recursos que elevam a produtividade dos funcionários, assim como atua na promoção das estratégias de marketing e vendas. Entretanto, o que é e para que serve um CRM?

Entendendo o que é um CRM

A sigla CRM significa “Customer Relationship Management”. Como o próprio nome informa, esse software é voltado, sobretudo, para ajudar as empresas a nutrir o melhor relacionamento com o cliente. Além disso, ele pode servir como uma fonte para captação de novos clientes em potencial, os chamados leads.

O CRM, quando integrado a outras ferramentas, consegue oferecer aos usuários um panorama sobre o comportamento de compra dos clientes. Quando e por quanto tempo eles acessaram o site, o que compraram, o histórico de interações por e-mail e redes sociais, o estágio de cada um deles no funil de vendas e muito mais.

Os benefícios e como retirar o máximo de um CRM?

Não há uma metodologia correta para usar o CRM. Nesse sentido, isso é muito bom. Afinal, a ferramenta apresenta inúmeras possibilidades, e pode ser moldada de acordo com as necessidades de sua empresa. Por outro lado, há certos benefícios e estratégias testadas e aprovadas por quem já usa esse software há anos.

O CRM é fundamental para o sucesso dos setores de marketing e vendas

Imagine ter acesso a dados atualizados sobre cada movimentação do cliente. Se isso seria impossível no varejo de rua, com o CRM isso é uma realidade. Por meio dele é possível compreender por onde o lead chegou, e qual o estágio dele no funil de vendas. Com isso, os vendedores sabem com exatidão quando e como enviar uma proposta para eles. Além disso, você pode verificar quais profissionais de vendas estão com melhor desempenho, e quais deles precisam de algum reforço da equipe.

No caso do e-commerce, é possível ainda utilizar ferramentas de automação de marketing, integradas ao CRM, para disparar mensagens específicas para cada tipo de público.

Proporcionar a melhor experiência do cliente é mais simples com um CRM

Para que você compreenda este tópico, nada melhor do que usar um exemplo. Se uma pessoa está encarregada de comprar um presente para um familiar próximo, a missão dela será muito mais fácil. Afinal, ela já conhece os gostos da outra pessoa, o tipo de lembrança que ela adora ganhar, entre outros dados que somente um parente tem acesso.

Por outro lado, caso essa mesma pessoa necessite comprar um presente para um desconhecido, tudo será mais complicado. Será que a pessoa gosta de tênis esportivos? Ou prefere livros? Sem informações básicas, é muito difícil que ela consiga obter algum sucesso.

Esse exemplo acima serve para mostrar como é importante para você e para sua empresa conhecer ao máximo cliente. Afinal, ao nutrir um relacionamento de longo prazo com ele, aumentam as chances dele se manter satisfeito após cada compra. Portanto, quem usa um CRM, tem uma vantagem competitiva bastante relevante. Por meio do software, você tem a conveniência de analisar o perfil do seu público, e assim proporcionar uma experiência sempre positiva.

O CRM é sinônimo de produtividade

Quem gerencia uma empresa, sobretudo com forte presença nas redes sociais, sabe o quanto se desperdiça tempo em tarefas repetitivas. Afinal, é comum, por exemplo, os clientes realizarem perguntas frequentes sobre determinado produto ou serviço. Para acelerar esse processo, e permitir que a equipe tenha mais foco em trabalhos mais relevantes, o CRM oferece as ferramentas necessárias para o aumento da produtividade.

Por meio dele a sua equipe consegue vender mais ao utilizar inovadores métodos de mensagens. Um deles é a criação de modelos de mensagem. Assim, seus vendedores podem disparar esse conteúdo sob medida para cada lead, sem a necessidade de escrever o mesmo texto, inúmeras vezes.

Afinal, se tratam de situações recorrentes. Por isso, não há problemas em usar a mesma mensagem, ainda mais quando o nome do lead é modificado automaticamente pelo CRM.

Outra maneira de elevar a produtividade usando os aplicativos de mensagens e o CRM é por meio de chatbots. Esses assistentes virtuais, baseados em inteligência artificial, conseguem reproduzir a linguagem humana e responder a perguntas simples. Além disso, os chatbots conseguem agendar chamadas, enviar pagamentos por processo, entre outras funções. Permitindo assim que sua equipe se concentre em vendas mais complexas.

Realize a integração com outras ferramentas

O CRM pode oferecer inúmeros benefícios ao seu negócio, como a centralização de todos os funcionários por meio do mesmo sistema, a geração de relatórios com dados precisos, um painel personalizado com informações sobre a entrada de leads e as metas de vendas, entre outras conveniências.

Entretanto, a principal vantagem de um CRM é proporcionar a integração com outras ferramentas. Dessa forma, por exemplo, é possível usar um único software para responder mensagens provenientes de diversos aplicativos, como Facebook Messenger, WhatsApp Business, Instagram e Skype.

Além disso, a partir dessa integração, todas as pessoas que enviaram mensagens por meio das plataformas citadas se transformam automaticamente em leads no banco de dados.

O CRM permite ainda a integração com plataformas de e-mail, processadores de pagamentos, ferramentas para a geração de leads, e muito mais. Portanto, a maneira certa sobre como se usar um software de CRM depende apenas da sua criatividade. Sem dúvidas, esse é o tipo de inovação que tem o necessário para trazer cada vez mais oportunidades de negócios à rotina de sua empresa.

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