Como fazer gestão de estoque para ecommerce

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Você sabe como fazer gestão de estoque para ecommerce de forma assertiva e sem complicações que possam dificultar o andamento dos negócios?

Nesse conteúdo, listamos uma série de dicas que vão auxiliar na otimização da gestão de estoques do seu e-commerce, tornando seu negócio mais lucrativo. Confira!

O que é gestão de estoque para ecommerce?

A gestão de estoque para ecommerce é uma forma de supervisionar compras, organizar estoques, atender pedidos e analisar tendências de produtos.

Não tenha dúvidas, a gestão de estoques, tem sido uma parte crucial das operações comerciais dos ecommerces, permitindo que os proprietários e gestores tenham acesso a uma série de informações, dentre elas:

  • Quais produtos são importantes?
  • Quando reabastecer o estoque?
  • Quais produtos não estão vendendo bem?

Benefícios da gestão de estoque para ecommerce

Você sabe quais são os principais benefícios da gestão de estoque para ecommerce?

Os benefícios do gerenciamento de estoque de comércio eletrônico incluem:

Retenção de clientes: Quando um comprador pela primeira vez tem uma boa experiência com sua empresa porque você tem o que ele procura, isso pode aumentar as chances de ele voltar para compras futuras. Isso pode não apenas ajudar a reter seus clientes atuais, mas também atrair novos.

Maior supervisão sobre o estoque: A gestão de estoque para ecommerce permite que você veja quando é hora de reabastecer os produtos que estão com pouco estoque e quais produtos podem ser considerados estoque desperdiçado ou estoque morto.

Se você descobrir que tem estoque que não está vendendo bem, este seria o momento de liquidar os itens e reduzir seu preço para ajudar a aumentar as chances de os itens serem vendidos.

Não é segredo que os consumidores são atraídos por itens em promoção; criar esta seção de vendas pode ajudar a aumentar a experiência do comprador, fornecendo-lhes uma variedade de itens para comprar a vários preços.

Eficiência aprimorada: Ser capaz de controlar melhor o estoque permite um negócio mais tranquilo e eficiente.

Práticas recomendadas na gestão de estoque para ecommece

Existem muitas práticas que os proprietários de negócios podem implementar ao determinar uma maneira de melhorar suas necessidades atuais de gerenciamento de estoque para sua loja de comércio eletrônico.

Use software de gerenciamento de estoque

O software de gerenciamento de estoque é uma das tecnologias essenciais exigidas para negócios de e-commerce bem-sucedidos.

Investir em um sistema de gerenciamento de estoque é uma ótima maneira de garantir que suas operações diárias de estoque sejam executadas da maneira mais suave possível.

Um sistema de gerenciamento de estoque é “uma combinação de tecnologia de hardware e software, que rastreia e gerencia o estoque de produtos, vendas de produtos e outros processos de produção”.

Sem essa implementação, os proprietários de negócios e aqueles no controle de estoque podem ter dificuldades para gerenciar o estoque com precisão, sem a solução certa em vigor.

Além de serem capazes de gerenciar o estoque com precisão, esses sistemas também podem ajudar no gerenciamento de pedidos.

O gerenciamento de pedidos é uma parte do sistema de gerenciamento de estoque que “permite a entrada e o processamento de pedidos do cliente”. Sem a ajuda de um sistema de gerenciamento de pedidos, isso poderia dificultar o rastreamento e o processamento dos pedidos.

Optar por utilizar a ajuda de uma plataforma de e-commerce integrada pode conectar um sistema de gerenciamento de estoque a todos os outros sistemas digitais envolvidos no gerenciamento de vendas, CRM, ERP e análises para melhorar a tomada de decisões mais rápida e agilizar o cumprimento.

Use vendas anteriores para fazer previsões

Por meio da previsão de vendas, os usuários podem revisar os dados coletados de relatórios de vendas anteriores para ajudar a determinar os números de vendas projetados e até mesmo se preparar para vendas que aumentam durante temporadas específicas – garantindo que eles tenham estoque suficiente para suportar essas tendências de vendas.

Consultar os relatórios do Google Analytics e do Google Trends da empresa é uma forma alternativa de reunir dados históricos se uma empresa não tiver acesso aos relatórios de vendas com seu sistema atual.

Prepare-se para mudanças sazonais

A maioria dos varejistas sabe que diferentes épocas do ano podem impactar significativamente as vendas, especialmente aqueles em setores que vendem produtos sazonais, como moda e decoração para casa.

Por causa dessas tendências em constante mudança, é importante ser capaz de preparar sua empresa por dentro e por fora para os próximos aumentos de vendas.

Um sistema de gerenciamento de estoque pode ajudar neste processo, permitindo que os usuários vejam quando seus clientes começam as compras sazonais, quanto tempo dura, quanto eles gastam em média e quais itens estão comprando mais (especificamente durante aquela época do ano).

As empresas de comércio eletrônico podem se preparar para as mudanças sazonais aproveitando o tempo de inatividade e usando-o para garantir que tenham todas as ferramentas de que precisam para ter sucesso.

Rastreie as informações do cliente

O e-commerce direto ao consumidor (D2C) exige que as organizações tenham dados superiores em todas as frentes;

Os sistemas de gestão de estoque para ecommerce que facilitam a integração com o CRM e o rastreamento do comportamento do cliente podem ser uma maneira poderosa de melhorar o serviço, a satisfação e a retenção quando implantados estrategicamente.

Rastrear tendências e registrar informações de clientes (o que eles compram, quanto tendem a gastar em uma visita média, etc.) são apenas algumas maneiras de manter um registro de insights de dados que podem beneficiar as empresas de comércio eletrônico.

Não tenha dúvidas, isso pode ajudar no processo geral de estoque, mostrando aos proprietários de negócios quais produtos seus clientes recorrentes tendem a comprar mais – o que significa que eles devem garantir que esse item permaneça em estoque.

Uma maneira de rastrear as informações do cliente, mesmo que você não tenha um item em estoque, é criando uma lista de espera. Informe o cliente de que, embora você possa não ter esse item em estoque no momento, está mais do que disposto a entrar em contato assim que possível.

Reconhecer as necessidades do cliente é uma forma de reter sua fidelidade e fazê-lo sentir-se valioso, mesmo que sua solicitação não tenha sido atendida.

Parceria Bling x Eu Contador

Você sabia que o Eu Contador é parceiro do Bling? O melhor software de gestão (ERP) online para quem quer poupar tempo e ganhar dinheiro.

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