Entenda as Diferenças entre um Médico ser Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real ou Carnê Leão
Atualmente a categoria Médicos encontra-se no Simples Nacional nos anexos 3 ou 5, dependendo do Fator R, sua alíquota iniciando no anexo 3 em 6%, podendo chegar em 33% ou no anexo 5 iniciando em 15,5% até 30,5% dependendo do fator R.
Já no Lucro Presumido, o tributo ficará entre 13,33% e 16,33% somando a Contribuição Previdenciária Patronal e adicional de IRPJ (Imposto de Renda – Pessoa Jurídica) de 10% quando o base de cálculo trimestral exceder R$ 60 mil. Adicionalmente pode-se reduzir esta tributação em caso de Sociedades Médicas Uniprofissionais, de acordo com a legislação de cada Prefeitura.
O ISS é determinado por cada Município, sendo normalmente pago um valor fixo multiplicado pelo número de profissionais médicos.
Quando no Lucro Real a empresa Médica deve obrigatoriamente estar com uma receita bruta acima de R$78 milhões por ano, um regime mais comum em clínicas médicas, ou hospitais, sendo o tributado calculado sobre o lucro da empresa.
O carnê leão é aplicado quando um médico trabalha como autônomo, prestando serviço para PF ou PJ, onde estará obrigado a fazer o carnê leão informando seus valores recebidos, cpf e nomes completos dos clientes, e o recolhimento do IR será mensal.