Contabilidade Especializada para Corretores de Imóveis

Compartilhe nas redes!

Você sabe qual é a importância de uma contabilidade especializada para corretores de imóveis? 

Muitos profissionais que atuam ou pretendem ingressar na profissão, não sabem que precisam de contador e não conhecem os benefícios da parceria com esse tipo de profissional.

Diante disso, decidimos preparar um conteúdo completo sobre o assunto, explicando em detalhes como funciona a contabilidade especializada para corretores de imóveis e a sua contribuição para profissionais que desejam se manter em dia com o fisco e ao mesmo tempo, pagar menos impostos.

Você é corretor de imóveis e está preocupado com a sua situação perante o fisco? Continue conosco e confira todas as informações que serão apresentadas ao longo desse conteúdo.

O que faz um corretor de imóveis?

Corretor de imóveis é o profissional que atua na intermediação de contratos e negócios, envolvendo a compra e a locação de imóveis.

Esse tipo de profissional possui ampla experiência e conhecimento no mercado imobiliário, incluindo os trâmites legais e boas práticas envolvendo a negociação de imóveis.

Funcionando como uma ponte, entre proprietários e compradores, locatários e locadores, o corretor de imóveis cumpre um papel fundamental para a concretização de negócios imobiliários.

Em geral, a cada transação que participam como intermediários, oferecendo serviços e consultoria, esses profissionais recebem um percentual pré-acordado de comissão.

Corretor de imóveis precisa de CNPJ?

Corretores de imóveis são profissionais com atividade regulamentada pelo CRECI – Conselho Regional de Corretores de Imóveis, e portanto, podem optar por desenvolver sua profissão de forma autônoma, na condição de pessoa física ou como pessoa jurídica.

Na prática, muitos corretores ainda atuam como pessoa física, mas essa prática vem mudando, à medida que os profissionais são orientados por contadores especializados e descobrem que podem pagar menos impostos ao abrir um CNPJ.

Corretores que decidem abrir um CNPJ, podem garantir economia significativa no pagamento de impostos, uma vez que a carga tributária sobre a renda de profissionais autônomos que atuam como pessoa física é muito elevada.

Um corretor de imóveis que atua como pessoa física, pode pagar até 27,50% mensalmente para o IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física, enquanto um corretor pessoa jurídica paga a partir de 6% em impostos.

A economia pode ser muito significativa, o que justifica a importância da parceria dos corretores com uma contabilidade especializada para corretores de imóveis, como o EuContador.

Contabilidade especializada para corretores: Qual o CNAE para corretores de imóveis?

De acordo com a legislação em vigor, o CNAE para corretor de imóveis é o 6821-8/01 Corretagem na compra e venda e avaliação de imóveis que inclui a intermediação na compra, venda de imóveis e terrenos por agentes e corretores imobiliários sob contrato.

São enquadradas nesse CNAE, as seguintes atividades:

  • Serviços de corretor imobiliário;
  • Avaliação patrimonial de imóveis;
  • Corretagem de imóveis;
  • Elaboração de parecer de avaliação de valor de mercado de imóveis;
  • Intermediação na compra e venda de imóveis;
  • Consultoria em intermediações imobiliárias;
  • Serviços de compra e venda de imóveis de terceiros;
  • Comissão sobre imóveis de terceiros;
  • Serviços de agente imobiliário;
  • Serviços de avaliador imobiliário.

Como funciona a tributação para corretores de imóveis?

A tributação é um assunto que precisa ser definido com o apoio de uma contabilidade especializada para corretores de imóveis.

Com o apoio de um contador, é possível escolher a melhor opção para cada caso e pagar o menor volume possível em impostos.

Tributação para corretores de imóvel pessoa física: É a opção com maior carga tributária, uma vez que a alíquota de contribuição mensal pode chegar a 27,50%.

Tributação para corretores no Simples Nacional: O Simples Nacional é uma das opções em tributação para corretores de imóveis que atuam como pessoa jurídica, ou seja, decidem abrir um CNPJ.

No Simples Nacional, a alíquota inicial é de 6% para profissionais que registram 28% ou mais do seu faturamento em despesas com pró-labore e folha de pagamento.

Já para aqueles que não registram esse percentual em despesas com pró-labore e folha de pagamento, a alíquota inicial é de 15,50% sobre o faturamento.

Tributação para corretores no Lucro Presumido: Por sua vez, os corretores que são orientados pela contabilidade a optar pelo Lucro Presumido, contribuem com uma alíquota média que varia de 13,33% a 16,33% em impostos mensais.

A alíquota exata varia em função do município de atuação do profissional, em função da alíquota de ISS – Imposto Sobre Serviços, praticada por cada município.

Não restam dúvidas, com múltiplas opções, o corretor de imóveis que deseja pagar menos impostos e ficar em dia com o fisco, precisa do apoio de uma contabilidade especializada para corretores de imóveis.

Contabilidade especializada para corretores: Como abrir um CNPJ para corretor de imóveis?

Com o apoio de um contador, abrir um CNPJ para corretor de imóveis pode ser muito mais fácil do que você imagina.

Caso deseje, você pode abrir sua empresa até mesmo no endereço da sua residência ou apartamento, garantindo economia com despesas de aluguel de um ponto ou uma sala comercial, por exemplo.

Confira o passo a passo e veja como abrir um CNPJ para corretores de imóveis:

1.Contrate um contador especializado: O primeiro passo para abrir o seu CNPJ, é a contratação de uma contabilidade especializada para corretores de imóveis.

O contador, cuidará de todos os trâmites para abrir o seu CNPJ e garantir que você garanta economia no pagamento de impostos.

2.Separe os documentos necessários: Na sequência, será necessário separar os documentos exigidos para abertura de um CNPJ.

Dentre os documentos necessários, você precisa separar o seu RG, CPF e um Comprovante de Residência atualizado.

3.Aguarde a abertura do CNPJ: Na sequência, basta aguardar enquanto o contador cuida da abertura e regularização do seu CNPJ, processo que leva em média 30 dias.

Viu só como é simples? Então, não perca mais tempo, conte com o apoio dos serviços em contabilidade especializada para corretores de imóveis do EuContador e abra o seu CNPJ.

Garanta economia no pagamento de impostos, permaneça em dia com o fisco e profissionalize suas atividades por meio do CNPJ. 

Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco para saber mais!

5/5 - (1 vote)

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Uma dúvida comum dos infoprodutores é se eles precisam emitir…
Cresta Posts Box by CP