EuContador

Passo a Passo para montar uma loja virtual

Passo a Passo para montar uma loja virtual

Como montar uma loja virtual de sucesso? Neste conteúdo, você confere o passo a passo completo e definitivo para montar o seu e-commerce e começar a faturar com a venda de produtos na internet.

Confira todas as etapas para montar o site da sua loja virtual na internet e também para a regularização do seu negócio, incluindo a abertura de CNPJ.

Pensando em montar uma loja virtual, mas não sabe por onde começar? Acompanhe atentamente esse conteúdo até o final e fique por dentro de tudo que você precisa saber.

Como montar uma loja virtual: Criação do site

O número de pessoas que pretendem empreender e montar um negócio na internet, é grande, no entanto, também é grande o número de pessoas que não sabem por onde começar.

Montar um site, é o começo de tudo e a boa notícia é que atualmente, o processo é muito mais simples e rápido que antigamente. Confira as etapas que você precisa seguir:

1.Registro do domínio

O domínio é o endereço do seu site na internet. Para defini-lo, você precisará pensar primeiramente no nome da sua loja virtual.

Após definir o nome, procure sites especializados na venda e no registro de domínios como o registro.br

Será preciso pagar uma taxa anual para manter o seu site no ar e ter o direito de uso do domínio escolhido.

         

2.Escolha o serviço de hospedagem

O serviço de hospedagem será o responsável por armazenar as informações do seu site e disponibilizá-las na internet.

Todas as informações disponíveis no seu site, como textos, imagens, banners e muito mais, ficam disponíveis nos servidores do serviço de hospedagem.

Dentre os principais serviços de hospedagem disponíveis no Brasil, podemos destacar:

Compare preços e planos e escolha a melhor opção para o seu site. Vale destacar que alguns serviços de hospedagem oferecem planos com domínio incluso. Vale a pena conferir.

3.Instalação do WordPress

Após registrar o domínio da sua loja virtual e contratar um serviço de hospedagem, é hora de solicitar a instalação do WordPress no serviço do seu site.

O suporte do seu serviço de hospedagem pode cuidar dessa tarefa para você.

Uma vez instalado o WordPress você terá acesso a área de administração do seu site.

Na área de administração, será preciso escolher um tema para a sua loja virtual, instalar plugins e personalizações.

Essa etapa requer certo nível de conhecimento técnico, por isso, muitas pessoas preferem contratar um programador ou os serviços de uma agência para montar uma loja virtual.

No entanto, se você possui bons conhecimentos em informática e tempo disponível, é muito provável que consiga montar a sua loja virtual por conta própria, garantindo uma importante economia.

4.Configuração do e-commerce

Se você já instalou, configurou e personalizou o WordPress, o seu site já está praticamente no ar, mas ainda precisa de ajustes.

Nesta etapa, você precisará instalar um plugin específico para lojas virtuais e e-commerces. Dentre as opções mais utilizadas no mercado, temos o Woocommerce e o Magento.

Por meio desses plugins, você poderá cadastrar e anunciar produtos, receber e controlar pedidos sem complicações.

5.Frete e forma de pagamento

Por fim, será preciso definir as formas de frete e pagamento. Ambas são extremamente importantes para o funcionamento da sua loja virtual.

Frete: Em relação ao frete, você poderá disponibilizar serviços de entrega via Correios ou transportadoras. Se possível, ofereça mais de uma opção de frete aos clientes.

Também é importante que o frete seja atrativo, ou seja, de baixo custo. Você pode firmar contrato com transportadoras para viabilizar boas opções de frete aos seus clientes.

Formas de pagamento: Ofereça segurança nas transações e o maior número possível de formas de pagamento incluindo:

  • Cartão de Crédito;
  • Cartão de Débito;
  • Boleto Bancário;
  • PIX;
  • Dentre outras possibilidades.

Para oferecer formas de pagamento na sua loja virtual, basta contratar serviços como o Pagseguro e Mercado Pago e instalar o plugin de pagamento do serviço escolhido no seu site.

6.Caminho mais rápido

Seguindo todas as etapas anteriores, você conseguirá montar uma loja virtual. No entanto, se preferir, existe um caminho mais fácil e prático.

Empresas como a NuvemShop e a Loja Integrada comercializam serviços para montagem e operação de lojas virtuais com ferramentas e recursos avançados que tornam o processo rápido e prático.

Com o auxílio desses serviços, é possível montar uma loja virtual em poucos passos, mesmo para aqueles que não possuem muito conhecimento em informática.

A única desvantagem é que será preciso contratar um dos planos, sendo esse um custo extra para a sua loja.

Analise as possibilidades e veja qual é a mais interessante para o seu negócio. Mas, não se esqueça de investir em campanhas de marketing e estratégias de SEO para tornar a sua loja virtual visível para o público.

Como montar uma loja virtual: Legalização

Após seguir todos os passos para montar sua loja virtual, é hora de pensar na legalização do negócio.

Sua loja virtual precisa de um CNPJ para operar legalmente, emitir notas fiscais, contratar serviços de entrega, comprar diretamente dos melhores fornecedores e muito mais.

As etapas que envolvem a legalização da sua loja virtual incluem:

  • Escolha do regime jurídico; (Sociedade, Empresário Individual, dentre outras opções…)
  • Escolha do modelo tributário (MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real);
  • Registro da empresa na Junta Comercial;
  • Abertura do CNPJ;
  • Registro da Inscrição Estadual;
  • Emissão do Alvará de Funcionamento e Inscrição Municipal.

A boa notícia, é que você não precisa se preocupar com todas as etapas que envolvem o processo de legalização da sua loja virtual.

O Eu Contador é o seu serviço de contabilidade especializado na regularização de lojas virtuais e e-commerces. 

Entre em contato conosco, converse com um dos nossos especialistas e solicite a regularização da sua loja virtual.

Além de cuidar das etapas e documentações necessárias para que em pouco tempo sua loja entre em funcionamento, nossos especialistas prestam todo o auxílio para que você escolha o melhor regime jurídico e tributário, garantindo economia para a sua loja virtual.

Para saber mais sobre o Eu Contador e descobrir como podemos auxiliar na legalização da sua loja virtual, clique nos botões abaixo e entre em contato conosco: