Como emitir nota fiscal no E-commerce?

Compartilhe nas redes!

Como emitir nota fiscal no e-commerce? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que pretendem montar uma loja virtual e pode também ser a sua.

Pensando nisso, decidimos preparar um conteúdo completo sobre o assunto, a fim de tirar todas as suas dúvidas e contribuir para o crescimento do seu e-commerce.

Afinal, quem tem loja online precisa emitir nota fiscal? A resposta para essa pergunta, é o que veremos na sequência desse conteúdo.

Preciso emitir nota fiscal no e-commerce?

Se você tem ou pretende montar um e-commerce, saiba que a sua obrigação como empreendedor é emitir uma nota fiscal a cada venda realizada.

A Lei 8.846/94 trata sobre o assunto e determina o seguinte:

“Art. 1º A emissão de nota fiscal, recibo ou documento equivalente, relativo à venda de mercadorias, prestação de serviços ou operações de alienação de bens móveis, deverá ser efetuada, para efeito da legislação do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, no momento da efetivação da operação.”

Como podemos observar, a legislação deixa claro que sim, quem tem um e-commerce ou qualquer outro estabelecimento que venda mercadorias ou preste serviços precisa emitir nota fiscal.

Para que não restem dúvidas, a Lei 8.137/90 enquadra como crime de sonegação fiscal, dentre outros itens, o fato de negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, cuja a pena é prisão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.

Além disso, mercadorias transportadas sem nota fiscal podem ser apreendidas pela fiscalização, fato que faz com que as transportadoras exijam o documento fiscal para entrega dos produtos aos compradores.

Diante de tudo isso, não tenha dúvidas, é preciso emitir nota fiscal no e-commerce.

Como emitir nota fiscal no e-commerce?

Agora que você já sabe que precisa emitir nota fiscal, fica à pergunta como emitir nota fiscal no e-commerce?

Neste caso, o primeiro passo é procurar uma contabilidade especializada em e-commerce e negócios digitais para abrir um CNPJ e regularizar as suas atividades.

Aqui no Eu Contador, por exemplo, fornecemos toda a orientação e assessoria que empreendedores como você que chegou até esse conteúdo precisam para regularizar suas atividades e emitir notas fiscais.

Nosso time de especialistas está preparado para cuidar de todos os trâmites para legalização de um e-commerce e loja virtual, incluindo:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Cadastro na Secretaria Estadual de Fazenda;
  • Cadastro na Prefeitura;
  • Liberação da permissão para emissão de notas fiscais.

Por fim, após todos os trâmites para legalização do seu e-commerce, basta escolher um sistema emissor de notas fiscais e começar a emitir as notas sobre as vendas do seu site.

Ainda não regularizou o seu e-commerce? Não perca mais tempo, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco.

Como escolher um sistema para emissão de notas fiscais no e-commerce

Você já sabe o que precisa emitir notas fiscais no e-commerce, mas afinal, como escolher um sistema emissor de notas fiscais?

Quando o assunto é a emissão de notas fiscais no e-commerce, uma das soluções mais procuradas é o Bling, um emissor de notas fiscais e ERP para ecommerces e lojas virtuais.

Além de permitir a emissão de notas fiscais de forma descomplicada, no Bling você encontra outras ferramentas essenciais para a gestão dos negócios, como por exemplo, o controle de estoques.

Clique aqui para saber mais sobre o Bling e emitir suas notas fiscais.

Qual certificado digital para e-commerce?

Vale destacar que para emitir nota fiscal no e-commerce, além de um sistema emissor, você precisará de um certificado digital A1, já ouviu falar sobre ele?

O certificado digital é uma chave de criptografia que garante a segurança e a autenticidade na emissão de notas fiscais, impedindo que pessoas e empresas não autorizadas emitam notas no seu CNPJ.

Não se preocupe, se você precisa emitir notas fiscais no e-commerce, mas ainda não tem um certificado digital, vamos ajudar você.

Ao entrar em contato conosco, você receberá todas as orientações e informações que precisa para emitir suas notas fiscais, incluindo a questão do certificado digital.

Quanto vou pagar de imposto ao emitir nota no e-commerce?

Agora que você já sabe como emitir nota fiscal no e-commerce de forma simples e prática, vale a pena entender melhor sobre a tributação sobre suas vendas.

Por sinal, a tributação e o pagamento de impostos é uma das principais dúvidas dos empreendedores que decidem montar um e-commerce e, portanto, pode também ser a sua.

Na prática, tudo vai depender do regime de tributação adotado no seu e-commerce, sendo o Simples Nacional uma das opções mais utilizadas pelos empreendedores do mercado digital.

No Simples Nacional, o seu e-commerce será tributado com alíquotas proporcionais ao seu faturamento, iniciando em 4% e podendo chegar a 11,12% sobre o valor total das vendas mensais.

Por sua vez, como opção ao Simples Nacional, temos também o Lucro Presumido, regime tributário onde os e-commerces pagam cerca de 5,93% em impostos federais, mais o ICMS (imposto estadual, cuja alíquota varia de estado para estado).

Faça uma simulação conosco e descubra quanto o seu e-commerce vai pagar de impostos na prática, com base no seu volume de vendas.

Conte com nossos contadores para descobrir qual é o regime tributário mais econômico para o seu negócio e aumente os seus lucros!

O Eu Contador é a sua contabilidade especializada em e-commerces e negócios digitais.

Contabilidade para e-commerce, como funciona?

Agora que você já sabe tudo sobre a emissão de notas fiscais para e-commerce, é hora de descobrir como o Eu Contador pode contribuir para o seu negócio, confira:

  • Planejamento para redução da carga tributária;
  • Recuperação de créditos fiscais;
  • Auxílio na gestão de inventário e controle de estoque;
  • Conformidade e regularização fiscal;
  • Assessoria para tomada de decisões importantes;
  • Cálculo de folha de pagamento;
  • Entrega de relatórios e demonstrativos;
  • Gestão financeira completa (BPO).

Para saber mais, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Qual o CNAE para infoprodutor?

Qual o CNAE para infoprodutor?

Qual o CNAE para infoprodutor? Essa é uma dúvida muito comum entre empreendedores que pretendem abrir um CNPJ para trabalhar com a venda de e-books,

Recomendado só para você
Todo advogado ou escritório de advocacia precisa de uma contabilidade…
Cresta Posts Box by CP