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Vantagens e desvantagens de ser afiliado ou infoprodutor

Os negócios online estão em grande expansão. Por isso, muita gente tem se dedicado às atividades digitais para complementação da renda, ou mesmo como renda principal. Nesse sentido, atividades digitais como afiliado ou infoprodutor têm se mostrado ótimas possibilidades para se enveredar pelo trabalho digital.

Contudo, pode surgir a dúvida sobre qual a melhor atividade para investir. Será que é melhor ser afiliado ou infoprodutor? Para ajudar a responder essa pergunta, este artigo explicará o que cada um faz. Em seguida, apresentará vantagens e desvantagens de ser afiliado ou infoprodutor, para você se decidir sobre qual atividade melhor se adapta ao seu perfil. Portanto, continue lendo para ficar por dentro de tudo!

Afiliado ou infoprodutor – qual a diferença?

O afiliado é uma pessoa que vende produtos online. Funciona da seguinte maneira: o afiliado tem um link para oferecer os produtos por meio de uma plataforma digital, tais como Eduzz, Hotmart ou Monetizze. Então, sempre que alguém que acessou o link de afiliado, fechar uma compra, o afiliado receberá uma comissão por aquela venda.

Então, o afiliado não fabrica nenhum produto para vender. Ele apenas intermedia a compra, e recebe comissão por todas as vendas que consegue converter por meio de seu link.

Em contrapartida, o infoprodutor trabalha produzindo e vendendo os próprios produtos digitais. Essa venda é feita por meio da internet, assim como todo o processo de venda e entrega do produto. Afinal de contas, o produto é totalmente digital, sem versão física.

Enfim, existe uma infinidade de produtos digitais que o infoprodutor pode trabalhar. Alguns exemplos desses infoprodutos são:

Além disso, também é possível usar a criatividade e conhecimentos para desenvolver uma série de outros infoprodutos para comercializar online.

É possível ainda desenvolver versões físicas dos produtos, ou criar uma linha só de produtos físicos para vender na internet. Neste caso, a atividade é caracterizada como e-commerce.

Dentre os produtos físicos, é possível apostar em diversos ramos, como cápsulas, cosméticos, produtos de decoração, entre outros. Esses produtos costumam ter muita aceitação do público que compra pela internet. Ademais, ainda é possível fazer parcerias com afiliados, oferecendo a eles comissões para aumentar as suas vendas.

Então, agora que você já sabe o significado das duas atividades, acompanhe as principais vantagens e desvantagens de cada uma, para avaliar o que é mais vantajoso para você, se é ser afiliado ou infoprodutor.

Afiliado ou infoprodutor – vantagens e desvantagens

Todo tipo de negócio possui prós e contras. Por isso, é necessário avaliar os dois lados da moeda, para saber se as vantagens oferecidas são o suficiente para compensar as desvantagens. Portanto, avalie bem as vantagens e desvantagens de cada um antes de se decidir sobre trabalhar como afiliado ou infoprodutor.

Vantagens do afiliado

A principal vantagem de ser um afiliado é que não é necessário ter nada para vender, para começar suas atividades. Basta usar sua influência nas redes sociais, para vender e ganhar comissão pelas vendas que foram feitas pelo seu link.

Dessa forma, você também não terá todas as tarefas provenientes de ter o próprio produto, como ter que dar suporte ao cliente, ou se preocupar com a postagem (caso seja produto físico), e entrega online (caso seja infoproduto) do item que vendeu.

Além disso, os impostos são bem menores para o afiliado, pois incidem apenas sobre a porcentagem da comissão. Por exemplo, se você ganha 30% de comissão por cada venda, pagará o imposto apenas referente aos 30% da comissão. Enquanto o infoprodutor pagará o imposto referente a 100% do valor do produto.

Além disso, você não tem que gastar nada, pois não precisa criar nem comprar nenhum produto. Por isso, é um negócio que dá para começar sem ter nenhum capital para investir no início.

O dono do produto (infoprodutor) tem um ganho maior do que o afiliado, mas também tem mais gastos e mais trabalho ao criar o produto, e tem que arcar com imposto mais alto referente a 100% do produto.

Por isso, sendo um afiliado, é possível ganhar até o mesmo que o infoprodutor, se considerarmos o faturamento acumulado, por conta do imposto progressivo do Simples Nacional.

Desvantagens do afiliado

A principal desvantagem de ser um afiliado é que você não terá o controle sobre o produto vendido. Afinal, você não tem nenhum produto. Se por um lado existem todas as vantagens citadas acima, de não ter que lidar com o trabalho de ter um produto, isso também pode ter alguns pontos negativos como, por exemplo:

No caso de ocorrer reembolso de algum cliente, haverá um desconto referente à sua comissão do valor final a receber.

Por isso, o afiliado precisa ter muita atenção para escolher os infoprodutos que irá vender, pois precisa considerar se o infoprodutor faz remarketing, se utiliza boas estratégias de venda, se a copy é boa e se os produtos têm boa conversão.

Portanto, o afiliado tem a desvantagem de depender muito do infoprodutor. Além disso, se optar por infoprodutos com maior conversão, terá que enfrentar a grande concorrência de outros afiliados. Por isso, é um campo no qual você precisa ter a tranquilidade de entender que não tem muito controle sobre as coisas.

Agora você vai conhecer os prós e contras do trabalho como infoprodutor para se decidir de vez se para você é melhor ser um afiliado ou infoprodutor. Leia com atenção!

Vantagens do infoprodutor

Sendo um infoprodutor, a principal vantagem é que você terá um controle maior sobre a atividade de venda, pois o produto será seu.

Assim, apesar de ter mais demandas e as responsabilidades serem maiores, é você quem terá o maior controle sobre os processos de venda e pós-venda do produto.

Então, as principais atribuições do infoprodutor são:

Desvantagens do infoprodutor

A principal desvantagem de ser infoprodutor é que você terá mais trabalho e responsabilidades. Apesar de poder ter mais ganhos, é necessário ter algo para investir no início na criação do infoproduto. Por isso, os resultados podem demorar um pouco mais para aparecer.

Além disso, o infoprodutor terá que oferecer suporte no pós-venda para o cliente e para os afiliados. Dependendo do produto (um curso, por exemplo) o suporte ao cliente pode ocorrer por até 12 meses depois da venda.

O inforpdutor também é o responsável por todo o trabalho de montar a plataforma, incluir os produtos à venda e fazer as entregas.

Outro fator é que, em geral, o infoprodutor vai lidar com apenas um produto, ou poucos produtos de um mesmo segmento. Diferente do afiliado, que pode vender vários produtos.

Por fim, o infoprodutor é quem mais irá arcar com o pagamento de impostos pelo produto, já que é o seu criador.

Afiliado ou infoprodutor – qual escolher?

Portanto, os dois lados do processo possuem seus prós e contras. Avalie qual o melhor para você neste momento, e decida se vai começar a ganhar dinheiro na internet como afiliado ou infoprodutor.

Além disso, também é possível trabalhar das duas formas ao mesmo tempo. Então, avalie bem as características dos dois para tomar a melhor decisão.

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