O empresário aposta no seu sonho, reúne as condições necessárias para iniciar o seu empreendimento e algum tempo depois… vai à falência. Se você se encontra entre os que já passaram por esta situação, saiba que isso é mais comum do que você imagina. Principalmente em momentos de crise como o que atravessamos, essa situação se multiplica.
De fato, em 2016, os pedidos de falência subiram quase 32% em relação ao mesmo período do ano passado. O golpe foi massivo nas pequenas empresas, que representam 88% dos pedidos, seguidas pelas médias empresas, com 9% e, finalmente, os grandes empreendimentos, com 3% do total. O momento pede cautela, mas também pode servir de aprendizado para muitos empreendedores.
Entenda um pouco mais sobre Médico
No final das contas, a questão é: a falência e concordata foi decretada. Há duas formas de lidar com isso: pensar no momento como uma etapa ou acreditar que nada mais vale à pena. Neste sentido, gostaríamos de compartilhar uma citação pertinente: “A maior glória em viver não está em nunca fracassar, mas em levantar a cada vez que caímos.” Ralph W. Emerson, escritor norte-americano.
Há vida após a falência
Se o incidente é recente, você ainda pode estar se sentindo bastante perdido. Neste caso, tente imprimir a seguinte sequência de considerações:
- Primeiramente admita a crise, não tente fugir. Aliás, viva cada instante deste momento desagradável, isso vai ser importante para sua recuperação.
- Em segundo lugar não pense só em dinheiro. Quantas experiências positivas você teve antes de falir?
- Reconstrua, gradualmente, seus objetivos. Ter uma meta a longo prazo é importante para manter a cabeça no lugar e orientar suas próximas escolhas.
- Não se precipite. É hora de estar atento às novas oportunidades, mas também conseguir discernir o que vale à pena e o que pode piorar sua situação.
- Por fim, entenda que o sucesso não está fora das suas possibilidades. Veja os exemplos de outros que passaram pela mesma situação.
O que a falência ensina
Sua experiência vale ouro. A melhor escola é a prática, e você já teve pelo menos uma oportunidade de vivenciar a rotina de um empreendimento e lidar com problemas reais.
-
- Você já conhece o caminho. Sendo realista, você já trilhou o caminho da ascensão e o da queda. Com o primeiro, temos certeza de que você não vai mais perder tempo com problemas menores. O segundo deve ensinar onde você errou e como evitar as mesmas falhas.
-
- Você pode ser mais pragmático. Acabou a fase do romantismo, nada como a prática para mostrar o que é realmente importante. Aliado a este aspecto, é hora de pensar menos em si e entender o que o mercado tem para ensinar.
- Você vai querer vencer novamente: Nada como provar o gosto de colocar um projeto em marcha e vê-lo se desenvolver. Essa experiência não desaparece e, provavelmente, vai lhe ajudar a manter o foco na reconstrução da sua vida empreendedora.
Em suma, recuperar-se de uma falência e concordata – ou mesmo de alguma fatalidade financeira parecida – exige que os afetados sejam capazes de absorver o golpe e perceberem que estão novamente em um estágio anterior. Entenda que você não é o único, que milhares de pessoas passam por isso e, mais do que qualquer coisa, são capazes de sobreviver, se recuperar e tentar novamente. Não existe nenhum milionário que não tenha quebrado em alguma – ou várias – de suas iniciativas anteriores.
O euContador é um escritório de contabilidade online com atendimento direto e personalizado (chat, skype, whatsapp ou telefone).
Mantemos sua empresa 100% REGULARIZADA !
Comece agora mesmo!!!