Como o avanço da tecnologia e o crescimento da internet, os negócios digitais estão crescendo e ganhando cada vez mais escala não só aqui no Brasil, como também em outras partes do mundo.
Na prática, se até alguns anos atrás, ganhar dinheiro na internet era um privilégio para alguns, hoje a internet tem se transformado na principal fonte de renda para muitas pessoas.
Em meio a esse cenário, muitos empreendedores questionam se vale a pena abrir uma empresa para negócios digitais. Sabendo disso, o Eu Contador, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o tema e esclarecer algumas dúvidas importantes.
O que são negócios digitais?
Negócios digitais são aqueles que funcionam através da internet, seja ofertando produtos ou algum tipo de serviço. Na maioria dos casos, os negócios digitais iniciam na própria residência dos seus idealizadores e não dependem de um capital inicial elevado.
No mundo que vivemos hoje, existem vários tipos de negócios digitais, incluindo:
- E-commerces;
- Marketplaces;
- Venda de infoprodutos;
- Gestão e construção de sites;
- Revenda de hospedagem;
- Programas de afiliados;
- Agências de marketing digital;
- Agências de lançamento;
- Canais no YouTube;
- Dentre outros negócios.
Por outro lado, se temos uma série de negócios digitais, temos também as profissões que crescem com este mercado, incluindo:
- Infoprodutor;
- Coprodutor de conteúdo;
- Redator e copywriter;
- Design;
- Desenvolvedor web;
- Gestor de tráfego;
- Youtuber;
- Influencer digital;
- Social Media;
- Analista de SEO;
- Dentre outras profissões.
Sem dúvidas, estamos falando de um mercado em extrema expansão e que oferece uma série de oportunidades, seja para aqueles que querem iniciar um pequeno negócio com pouco capital inicial, seja para aqueles que podem investir em um grande negócio.
Quais são as vantagens de abrir uma empresa para negócios digitais
Quem decide abrir um negócio digital tem acesso a uma série de vantagens interessantes e que incluem:
- Custo e investimento inicial reduzido;
- Possibilidade de trabalhar de casa;
- Maior flexibilidade de horários;
- Melhor qualidade de vida;
- Economia de tempo com deslocamento;
- Mercado consumidor gigantesco;
- Possibilidade de ganhar escala e faturar alto.
Como podemos observar, são muitas as vantagens e sem dúvida alguma, vale a pena abrir uma empresa para negócios digitais.
Por sinal, são as inúmeras vantagens que estão contribuindo para que um número cada vez maior de empreendedores escolha este mercado.
Como funciona a tributação para uma empresa de negócios digitais?
A tributação para uma empresa de negócios digitais varia em função de uma série de fatores, dentre eles:
- Tipo de atividade (CNAE);
- Faturamento da empresa;
- Valor da folha de pagamento;
- Regime de tributação.
Na prática, quem decide abrir um negócio digital possui três opções em regime tributário à sua disposição, incluindo:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Além disso, em muitos casos, existe a possibilidade de iniciar como Microempreendedor Individual (MEI), tipo de empresa que conta com uma série de benefícios, dentre eles, uma carga tributária extremamente reduzida.
Por sua vez, em função da grande variedade de opções, o empreendedor que deseja ingressar no mercado digital pagando o menor volume possível de impostos, precisa procurar o apoio e assessoria de uma contabilidade especializada.
Com o apoio de uma contabilidade especializada em negócios digitais, como o Eu Contador, você abre a sua empresa em poucos dias e tem acesso a um planejamento tributário completo que ajudará a sua empresa a pagar menos impostos e ser lucrativa.
Posso montar um negócio digital como pessoa física?
Quando o assunto é o mercado digital, muitos empreendedores iniciam seus negócios como pessoa física, seja vendendo produtos na internet ou prestando algum tipo de serviço.
Isso acontece pois muitos acreditam que abrir um CNPJ é uma tarefa difícil ou então, que não é preciso abrir uma empresa para vender ou prestar serviços na internet.
Na prática, você até pode começar sem um CNPJ, mas com isso, não poderá emitir notas fiscais e além disso, precisará declarar mensalmente os seus rendimentos.
Ao contrário do que muitos acreditam, a tributação sobre a renda dos empreendedores que atuam como pessoa física é extremamente elevada, podendo chegar a 27,50% ao mês, apenas a título de Imposto de Renda.
Por sua vez, aqueles que não declaram seus rendimentos, ficam sujeitos à fiscalização por parte da Receita Federal, multas e até mesmo prisão por crime de sonegação fiscal.
Em meio a este cenário, não tenha dúvidas, vale a pena abrir uma empresa para negócios digitais e o CNPJ será o seu melhor amigo na economia de impostos.
Como abrir uma empresa para negócios digitais
Neste tópico, vamos apresentar um passo a passo completo para ajudar você que deseja abrir uma empresa para negócios digitais, mas não sabe por onde começar.
Veja em alguns passos como tudo funciona, esclareça todas as dúvidas e tire suas ideias de negócio do papel.
1.Monte um plano de negócios
O primeiro passo para abrir uma empresa, independente do seu porte ou segmento, é a montagem de um plano de negócios.
O plano de negócios é um documento essencial para que tudo aquilo que você está pensando se transforme em realidade.
Em um bom plano de negócios, você deve listar os seguintes fatores:
- Objetivos e missão da empresa;
- Estudo de fornecedores e concorrentes;
- Definição do público-alvo;
- Definição de metas;
- Planejamento de marketing;
- Planejamento financeiro;
- Estrutura e mão de obra necessária;
- Dentre outros itens importantes.
2.Contrate uma contabilidade
Após montar o seu plano de negócios, contrate uma contabilidade especializada e que lhe auxilie nos trâmites para abertura da sua empresa.
Tenha em mente, que o contador será um dos maiores parceiros da sua empresa, cuidando não apenas da sua abertura, como também dos itens necessários para manutenção da sua regularidade fiscal, trabalhista e contábil.
3.Aguarde a abertura da empresa
Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade conclui todos os trâmites para registro e abertura da sua empresa, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Estadual;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.
Deseja saber mais e abrir uma empresa para negócios digitais? Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!