Eu Contador Contabilidade Online

eSocial: Envio dos eventos de SST para e-commerce

Você preparou a sua loja virtual para o envio dos eventos de SST para e-commerce no âmbito do eSocial?

Seu e-commerce ainda não envia eventos de SST para o eSocial, ou então, você não sabe o que é eSocial e como isso pode impactar a sua empresa?

Continue conosco e confira com atenção cada detalhe desse conteúdo para entender o impacto do eSocial sobre os negócios do e-commerce brasileiro e como garantir que as suas obrigações com o eSocial permaneçam em dia.

O que é eSocial?

eSocial é a sigla para Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, um sistema que reúne dados e informações da Receita Federal, Caixa Econômica, INSS e Ministério do Trabalho.

O objetivo principal do eSocial é reduzir a burocracia e o número de declarações e obrigações trabalhistas transmitidas pelas empresas para o governo e seus diferentes agentes.

De acordo com o manual e o cronograma de implantação do eSocial, o novo sistema deve substituir os seguintes itens:

Vale destacar que todas as empresas instaladas no Brasil estão obrigadas ao envio do eSocial, ficando sujeitas à multa em função do descumprimento dos prazos para transmissão das informações solicitadas.

Por sinal, a próxima etapa do cronograma é justamente a relacionada ao envio dos eventos de SST.

Continue acompanhando esse conteúdo até o final para obter todas as informações que você precisa e não perder o prazo para envio dos eventos de SST para e-commerce.

eSocial: Qual o cronograma para envio dos eventos de SST para e-commerce?

O cronograma de envio do eSocial foi dividido em 4 fases e também em 4 grupos da seguinte forma:

Grupos do eSocial:

Fases do eSocial:

Para mais detalhes e informações, confira logo abaixo, o Cronograma de Implantação do eSocial:

Com base na imagem acima, podemos concluir que as empresas possuem até o dia 10 de janeiro de 2022 para transmitir, ou seja, enviar para o eSocial, as informações SST – Saúde e Segurança do Trabalho dos seus funcionários.

É exatamente por isso, que decidimos desenvolver esse conteúdo, chamando a atenção dos proprietários de lojas virtuais, quanto ao prazo para envio dos eventos de SST para e-commerce.

Quais são os eventos de SST para e-commerce?

De acordo com o manual de implantação e orientações do eSocial, são três os eventos de SST que precisam ser transmitidos:

Como enviar os eventos de SST para e-commerce ao eSocial?

Todas as empresas que possuem funcionários estão obrigadas a transmitir os eventos de SST para o eSocial, dentro dos prazos previstos no cronograma.

No entanto, é importante destacar que diferentemente dos eventos das fases 1, 2 e 3 que foram enviados pela contabilidade, os eventos de SST, ou seja, da fase 4 precisam ser transmitidos por profissionais de saúde.

Diante disso, para se adequar às normas, os e-commerces precisam contratar clínicas especializadas na realização de exames ocupacionais que estejam habilitadas e preparadas para enviar as informações de SST ao eSocial.

Como alternativa, os e-commerces que assim desejarem também podem montar uma equipe própria de saúde e segurança do trabalho para gerenciar e transmitir as suas informações de SST para o eSocial.

O que acontece com o e-commerce que não enviar as informações de SST para o eSocial?

A legislação em vigor prevê uma série de multas para quem deixar de enviar as informações de SST para o eSocial, dentre as quais, podemos destacar:

Não elaborar e não entregar o PPP – Perfil Profissiográfico dos Funcionários:

Deixar de emitir CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho:

Não enviar as informações de SST ao eSocial:

Deixar de emitir CAT no primeiro dia útil seguinte ou imediatamente, em caso de morte:

Deixar de manter em dia os Atestados de Saúde Ocupacional (ASO):

Deseja saber mais sobre o eSocial e manter o envio dos eventos de SST para e-commerce em dia? Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

O Eu Contador é a sua contabilidade especializada em e-commerce e negócios digitais!

Classifique nosso post
Sair da versão mobile