Se você foi um dos usuários de smartphones que ficaram felizes com a chegada do Pokemon Go ao Brasil no último dia 03 de agosto, fique atento: caçar pokemons em horário de expediente ou dentro da empresa pode trazer diversas implicações, inclusive demissão por justa causa clt
O jogo que utiliza a geolocalização aliada à realidade aumentada para proporcionar uma experiência única para os jogadores, que podem:
- interagir com os locais pelos quais estão passando e capturar pokemons, virou febre mundial e está chegando aos locais de trabalho.
Motivados a continuar suas batalhas:
- funcionários deixam de cumprir suas atividades diárias,
- traz impactos negativos significativos para as empresas,
- queda de produtividade e até
- vazamento de informações confidenciais.
Veja as consequências dessa prática:
Advertência
O funcionário que deixa de cumprir com suas obrigações para jogar pokemon go pode ser advertido pela empresa por mau procedimento, que corresponde à prática de comportamentos incorretos em local de trabalho.
Se a produtividade do funcionário está caindo em virtude do uso do aplicativo pokemon go, este pode ser advertido pela empresa para que corrija o mau hábito e volte a desempenhar suas atividades adequadamente.
Suspensão
A partir da terceira advertência pelo mesmo motivo ou não:
- o funcionário pode ser suspenso por configurar desídia, ou seja, repetição de faltas leves.
Ao ser suspenso, o funcionário tem os dias de trabalho descontados do salário e também o descanso semanal remunerado.
Vale ressaltar que a suspensão deve ser embasada, isto é, ter provas para que a empresa possa exercer seu direito.
As advertências:
- orais e
- escritas servem justamente para dar essa sustentação à uma ação mais enérgica por parte da organização.
Demissão por justa causa
A continuidade de práticas não autorizadas pela empresa, como jogar pokemon go em horário de expediente, pode ser encarada como:
- insubordinação: que é o ato de repetir as mesmas faltas mesmo após orientação por parte da empresa, levando à demissão por justa causa.
Outra situação que pode configurar demissão por justa causa clt é o compartilhamento de informações da empresa em redes sociais, o que está se tornando comum com o pokemon go:
- ao encontrar um novo pokemon ou realizar uma batalha, os jogadores postam nas redes sociais revelando áreas da empresa, imagens de documentos, entre outras informações que são de propriedade intelectual.
Cuidados e orientações aos funcionários
A empresa que deseja evitar qualquer tipo de problema com a febre pokemon deve orientar os funcionários sobre as melhores práticas internas:
- primeiramente informando se é ou não é permitido jogar nas dependências da organização,
- em segundo lugar informando em que horários e
- por fim informando em quais circunstâncias.
Para preservar o ambiente de trabalho e evitar queda na produtividade:
- a empresa pode inclusive regulamentar o uso de smartphones no ambiente de trabalho, desde que esta regra seja inserida nos acordos e convenções coletivas de trabalho.
Em suma sua empresa está tendo problemas com o pokemon go?
Que atitudes vocês estão tomando para evitar que essa novidade se torne um problema?
O euContador é um escritório de contabilidade online com atendimento direto e personalizado (chat, skype, whatsapp ou telefone).
Mantemos sua empresa 100% REGULARIZADA !
Comece agora mesmo!!!