Eu Contador Contabilidade Online

O que é DRE e para que serve?

DRE

Uma das maneiras de se analisar o desempenho de um empreendimento é por meio do DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício. Este relatório contábil fala muito a respeito de como a empresa vem trabalhando suas receitas e despesas, onde investe o capital que ingressa, quais suas fontes de recursos e como está sua situação junto ao Fisco. Que tal saber mais a respeito desse documento tão importante?

Indo mais à fundo no que é DRE

Como o próprio nome já diz, o Demonstrativo de Resultados do Exercício é um documento contábil gerado mensalmente, o qual reflete:

Ele é elaborado em conjunto com o balanço patrimonial e serve para melhorar a tomada de decisão dos gestores, fornecendo informações vitais sobre o negócio.

Ao final deste documento:

A partir desta informação, os gestores são capazes de traçar planos de ação para recuperar os prejuízos ou maximizar os lucros, garantindo a perpetuidade da empresa.

O balanço patrimonial também serve para comprovar para:

Quais são as ações tomadas pela empresa e qual sua real situação monetária, podendo ser solicitado para diversos tipos de transações, como:

A importância do DRE

O DRE – balanço patrimonial é um instrumento de gestão, o qual reflete a competência da empresa em gerar resultados positivos para o empreendimento.

Por fim a partir do DRE a empresa pode:

Por exemplo é por meio do DRE – balanço patrimonial que a empresa acompanha também a evolução das vendas, compreendendo quais são as fontes de receita e os segmentos de mercado que mais contribuem para o faturamento total.

Com essa informação em mãos, é possível traçar estratégias mais eficazes de marketing e vendas, atingindo um marketshare maior e um faturamento mais elevado.

Outro ponto que pode ser fortalecido a partir das informações constantes no DRE é a precificação de produtos e serviços.

Por fim analisando o Demonstrativo de Resultados, você pode:

  1. compreender a composição dos custos da empresa e
  2. realizar o rateio destes custos de modo que os preços da empresa sejam competitivos e ao mesmo tempo supram as necessidades de pagamento e geração de lucro.

É no DRE que os gestores se pautam também para prever tendências de mercado e projetar os lucros da empresa, observando o histórico de DREs dos últimos meses.

Em suma, da mesma forma, a empresa pode analisar:

  1. primeiramente seu nível de endividamento, ou seja, o quão dependente é de capital de terceiros –
  2. em segundo lugar tomar as medidas cabíveis para reduzir as despesas e
  3. por fim manter uma situação financeira saudável, que proporcione crescimento para o negócio.

Sua empresa está com o DRE em dia?

Quais são suas principais dificuldades ao elaborar este documento? Comente!

O euContador é um escritório de contabilidade online com atendimento direto e personalizado (chat, skype, whatsapp ou telefone).
Mantemos sua empresa 100% REGULARIZADA !
Comece agora mesmo!!!
Classifique nosso post
Sair da versão mobile