Ícone do site Eu Contador Contabilidade Online

Imposto de Renda 2023: Dúvidas Frequentes

Imposto De Renda 2023 - Eu Contador Contabilidade Online

Chegou a hora de entregar o Imposto de Renda 2023 e com ela, uma série de dúvidas começam a assolar os contribuintes.

Pensando nisso, o EuContador selecionou as dúvidas mais comuns entre os brasileiros e vai esclarecê-las de forma objetiva ao longo deste conteúdo. Veja o que você vai conferir na sequência:

Qual o prazo para entrega do Imposto de Renda 2023?

De acordo com a Receita Federal, o prazo para entrega do Imposto de Renda 2023 iniciou no dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio às 23h59 pelo horário de Brasília.

É muito importante que os contribuintes fiquem atentos para não perder o prazo, já que a entrega da declaração após o prazo definido pelo fisco, acarreta em multa cujo valor mínimo é de R$ 165,74.

Isso sem falar, que aqueles que não declararem o IR no prazo podem enfrentar outras penalidades, dentre elas:

Quem precisa declarar o Imposto de Renda 2023?

Precisam declarar o Imposto de Renda 2023, todos aqueles que:

Se você está dentro de no mínimo um dos critérios acima, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco para transmitir sua declaração.

Quais são os documentos para declarar o Imposto de Renda?

Via de regra, os documentos para declarar o Imposto de Renda 2023, são todos aqueles que comprovam o recebimento de rendimentos, a compra e venda ou a posse de bens, além dos documentos de identificação. Confira a lista:

Reunir todos os documentos é o primeiro passo para preencher a declaração corretamente e evitar problemas com o fisco.

Quem pode ser declarado como dependente no IR 2023?

A inclusão de dependentes na declaração de Imposto de Renda 2023, pode representar uma boa economia, já que o contribuinte pode receber até R$ 2.275,08 por cada dependente informado.

Confira quem pode ser incluído como dependente na sua declaração de IR:

Quais são as despesas dedutíveis no IR 2023?

Incluir despesas dedutíveis no IR 2023 é uma estratégia interessante para obter abatimento no valor do imposto a pagar ou em alguns casos, receber até mesmo uma restituição.

Confira quais são as despesas dedutíveis que você pode informar na sua declaração:

Declaração de IR simples ou completa?

Quando o assunto é o Imposto de Renda 2023, uma das dúvidas que recebemos com maior frequência aqui no EuContador, é a que diz respeito ao melhor formato de entrega da declaração.

“Afinal, é melhor apresentar a declaração completa ou a declaração simplificada de imposto de renda?”

Em meio a esse tipo de dúvida, precisamos esclarecer que tudo depende da realidade do contribuinte, e que muito embora, para alguns casos, a declaração simplificada seja a melhor opção, para outros, o melhor é optar pela declaração completa.

Isso acontece, pois no modelo simplificado o contribuinte recebe um desconto direto de 20% na base de cálculo do imposto, mas em contrapartida, o fisco não considera as despesas dedutíveis para fins de abatimento.

Por sua vez, na declaração completa o desconto direto não existe, mas o fisco contabiliza as despesas dedutíveis e o abatimento pode ser ainda maior no final das contas.

Quando será paga a restituição do Imposto de Renda 2023?

Para aqueles cuja declaração resultar em valor a restituir, os lotes de pagamento das restituições serão liberados nas seguintes datas:

A grande novidade, é que aqueles que informarem uma chave PIX do tipo CPF para receber a restituição, terão prioridade no recebimento.

Deseja saber mais e declarar o Imposto de Renda 2023 ou tirar outras dúvidas? Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

Classifique nosso post
Sair da versão mobile