Eu Contador Contabilidade Online

Quais são os documentos necessários para abrir uma empresa

Neste conteúdo, você confere quais são os documentos necessários para abrir uma empresa e também um passo a passo completo para montar o seu negócio.

Vale destacar que reunir os documentos corretamente é uma das etapas mais importantes para agilizar e evitar imprevistos durante  o processo para abertura de empresas no Brasil.

Continue conosco e confira a lista de documentos que você vai precisar para montar o seu negócio sem complicações.

Documentos necessários para abrir uma empresa

Os documentos necessários para abrir uma empresa, são os seguintes:

Para solicitar a abertura da sua empresa, clique em um dos botões abaixo:

Com todos os documentos em mãos, o empreendedor conseguirá entrar com o pedido de registro e regularização dos seus negócios sem preocupações.

Passo a Passo completo e definitivo para abrir uma empresa

Agora que você já sabe quais são os documentos necessários para abrir uma empresa, confira na sequência um passo a passo completo e definitivo sobre o assunto.

1.Escolha uma Razão Social e Nome Fantasia

Após reunir todos os documentos necessários para abrir uma empresa, é hora de pensar na sua Razão Social e no seu Nome Fantasia.

Por sinal, você sabe a diferença entre a Razão Social e Nome Fantasia de uma empresa? Confira:

Razão Social: Forma como a empresa é registrada perante os órgãos públicos e em documentos oficiais.

Nome Fantasia: Nome popular do público, utilizado em campanhas de publicidade e divulgação da marca.

Para garantir que não existem outras empresas com o mesmo nome da sua, seu contador precisará realizar uma consulta de viabilidade de nome empresarial.

2.Defina a Natureza Jurídica

Com o nome da empresa definido, é hora de escolher a natureza jurídica mais adequada para o seu negócio, são várias opções:

São vários os fatores que podem influenciar na escolha da natureza jurídica, mais uma vez, você precisará do auxílio e orientações da sua contabilidade para garantir a melhor escolha.

3.Defina o Regime Tributário

Quando o assunto é o regime tributário, temos três opções disponíveis no Brasil, são elas:

Cada regime tributário possui suas características, forma de apuração dos impostos e alíquotas, sendo assim,também é muito importante contar com a ajuda de um contador para definir a melhor opção para a sua empresa.

Para garantir que a sua empresa não pague mais impostos que o necessário, será preciso que a sua assessoria contábil elabore um planejamento tributário para o seu negócio.

4.Elabore o Contrato Social

Após definir os itens listados anteriormente, você precisará elaborar um Contrato Social.

O Contrato Social é um documento que reúne informações básicas, mas de grande importância sobre a empresa, incluindo:

5.Registre a empresa na Junta Comercial

Você já separou os documentos necessários para abrir uma empresa, elaborou o Contrato Social e tomou as suas primeiras decisões como empreendedor, agora é hora de iniciar os registros perante os órgãos públicos.

Sendo assim, vamos registrar a sua empresa na Junta Comercial, órgão responsável por emitir o NIRE – Número de Identificação do Registro de Empresas.

Podemos dizer que esta etapa é equivalente ao registro da certidão de nascimento para pessoas físicas.

6.Solicite o CNPJ

Após o registro da empresa na Junta Comercial, será possível entrar com um pedido para emissão do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.

O CNPJ é um registro  formado por 14 números obrigatório para toda e qualquer empresa registrada e em funcionamento no Brasil, independente do seu porte e atividades desenvolvidas.

7.Solicite a Inscrição Estadual

Com o CNPJ em mãos, será possível solicitar a Inscrição Estadual, documento cuja responsabilidade para emissão é da Secretaria Estadual de Fazenda de cada estado.

A Inscrição Estadual é um documento obrigatório para empresas que exercem atividades comerciais ou industriais.

8.Solicite o Alvará de Funcionamento e a Inscrição Municipal

Também será necessário solicitar o registro da empresa na Prefeitura, instituição que ficará responsável por emitir as seguintes autorizações e documentos:

Vale destacar que dentre os itens acima, o Alvará de Funcionamento é o que possui maior importância sendo obrigatório para a operação e funcionamento de toda e qualquer empresa.

Cumpridas as etapas acima, é possível que a sua empresa esteja apta para entrar em funcionamento, no entanto, não deixe de consultar o próximo tópico.

Outros registros e documentos necessários para abrir uma empresa

Você já conhece o passo a passo completo e também os documentos necessários para abrir uma empresa, no entanto, é importante ficar atento aos seguintes itens:

Licenças e registros adicionais: A depender das atividades a serem exercidas pela empresa alguns registros e licenças adicionais podem ser necessárias, dentre elas:

Registro de marcas no INPI: Para garantir que outra empresa não utilize o mesmo nome da sua, é recomendado solicitar o registro de marcas no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Aquisição do certificado digital: Por fim, será necessário adquirir um certificado digital do tipo A1 ou A3.

O certificado digital funciona como uma espécie de assinatura eletrônica das empresas que garante a segurança no acesso ou transmissão de informações ao fisco.

Agora que você já sabe quais são os documentos necessários para abrir uma empresa e conhece todas as etapas para regularizar o seu negócio, entre em contato conosco e solicite a abertura da sua empresa.

Com mais de 40 anos no mercado, o Eu Contador conta com um time de especialistas para retirar todas as suas dúvidas e cuidar de todas as etapas relacionadas à abertura da sua empresa.

Entre em contato conosco, agora mesmo, clicando em um dos botões abaixo:

Classifique nosso post
Sair da versão mobile