Como trocar de contador? Essa é uma dúvida muito comum entre empresários que estão insatisfeitos com os serviços prestados por seu atual escritório de contabilidade.
Sabendo disso, o Eu Contador decidiu preparar um conteúdo completo, destacando os motivos que podem levar um empresário a trocar de contabilidade e o que é preciso para fazer uma transição segura entre contadores.
Para saber mais, continue conosco até o final do artigo ou clique em um dos botões abaixo e fale com um dos nossos especialistas.
Quando trocar de contador?
A decisão de trocar de contador é unica e exclusiva do empresário, que por sua vez, possui o direito de fazer isso a qualquer momento.
No entanto, existem alguns sinais que podem indicar que é hora de buscar um novo escritório de contabilidade o quanto antes. Confira!
1.Problemas na comunicação
Um dos principais motivos que podem levar um empresário a trocar de contador são os problemas e falhas de comunicação com a sua atual contabilidade.
Empresas e contadores precisam trocar documentos e informações periodicamente, sendo, portanto, importante que o escritório de contabilidade conte com canais de atendimento ao cliente eficientes.
Se você encontra muita dificuldade de contato sempre que precisa tirar dúvidas ou obter um documento com um pouco mais de urgência, comece a avaliar outras opções em escritórios de contabilidade.
2.Falta de orientação para redução de impostos
Dados do IBGE em parceria com o Impostômetro apontam que 95% das empresas brasileiras pagam mais impostos que o necessário.
Sem dúvida alguma, um número alarmante, e do qual a sua empresa pode fazer parte sem que ao menos você saiba.
Isso acontece, pois, muitos escritórios de contabilidade não oferecem orientação adequada e serviços em planejamento tributário para os seus clientes.
Se o seu contador não busca formas de ajudar a sua empresa a pagar menos impostos, estamos diante de mais um sinal de que é hora de trocar de contador.
3.Erros frequentes de cálculo
Os erros de cálculo estão entre as principais queixas dos empresários na hora de procurar um novo contador para atender as necessidades das suas empresas.
Erros no cálculo na folha de pagamento dos funcionários ou na emissão de guias para o pagamento de impostos podem gerar prejuízos expressivos para as empresas.
Além das multas que podem ser aplicadas pelo fisco, a depender do caso, a empresa pode responder a processos judiciais na esfera trabalhista ou por crime de sonegação fiscal.
Diante disso, trocar de contador é uma decisão mais do que urgente para empresas que estão precisando lidar com esse tipo de deficiência na prestação de serviços.
4.Entrega de obrigações em atraso
Toda e qualquer empresa, independente do porte ou tipo de atividade, possui uma série de obrigações para cumprir perante o fisco.
Por sua vez, a entrega dessas obrigações possui prazos que precisam ser cumpridos com rigor, pois, caso contrário, a empresa pode enfrentar problemas fiscais, que vão desde multas a suspensão das suas atividades.
Diante disso, não tenha dúvidas, se a sua contabilidade vem entregando as obrigações da sua empresa em atraso, é hora de trocar de contador.
5.Falta de atualização e especialização do escritório
Outro ponto importante e que pode ser motivo para necessidade de trocar de contador é a falta de atualização e especialização do escritório de contabilidade.
Infelizmente, alguns escritórios contábeis pararam literalmente no tempo, e não investem em tecnologia para levar um serviço de alta qualidade para os seus clientes.
Além disso, existem muitos escritórios que são generalistas, ou seja, atendem qualquer tipo de empresa que aparecer, e por isso, não consegue oferecer um atendimento especializado a nenhuma delas.
Diante desse tipo de situação, o melhor que um empresário pode fazer em favor dos seus negócios é trocar de contabilidade.
6.Custo-benefício dos serviços prestados
Por fim, não recomendamos a busca por um escritório de contabilidade olhando apenas para o valor dos honorários, afinal, quando tratamos de serviços contábeis, o barato pode sair muito caro.
No entanto, é muito importante que você escolha um escritório contábil capaz de oferecer um excelente custo-benefício para a sua empresa.
Na prática, o que estamos querendo dizer é que o valor dos honorários precisa ser compatível com a qualidade dos serviços prestados.
Se você entende que não está alcançando o custo-benefício que deveria com o seu atual escritório de contabilidade, pode ser hora de trocar de contador.
Como trocar de contador [Passo a Passo]
Agora que você já sabe quando trocar de contabilidade, é hora de conferir em um passo a passo, o que é preciso para colocar seus objetivos em prática.
Não se preocupe, trocar de contador pode ser muito mais fácil do que você imagina. Confira as orientações do passo a passo abaixo:
1.Faça uma pesquisa no mercado
Para começar, faça pesquisas na internet e busque a indicação de outros empresários para encontrar um escritório de contabilidade que consiga atender de forma plena todas as suas necessidades e expectativas.
Fazer uma boa pesquisa é muito importante para que você não corra o risco de trocar 6 por meia dúzia, como já dizia o ditado.
2.Comunique a decisão ao atual contador
Na sequência, você precisará comunicar a decisão de trocar de contabilidade ao seu atual contador. Preferencialmente, faça isso por e-mail, para que a decisão fique documentada.
No entanto, antes de enviar o comunicado, leia o contrato de prestação de serviços para verificar se não existe algum tipo de período de fidelidade ou aviso prévio para rescisão contratual.
3.Solicite a transferência de informações e documentos
Por fim, solicite que o antigo contador transfira todos os documentos e as informações da sua empresa para o novo escritório de contabilidade.
Não se preocupe, as informações e os documentos em questão são de propriedade da sua empresa, portanto, devem ser transferidos sem maiores dificuldades.
Deseja saber mais e trocar de contador de forma simples e descomplicada, escolhendo uma contabilidade digital que preza pela qualidade do atendimento?
Se a sua resposta foi “Sim”, escolha o Eu Contador. Clique em um dos botões abaixo e fale com um dos nossos consultores.