Eu Contador Contabilidade Online

Como regularizar um CNPJ inapto?

Como regularizar um CNPJ inapto? Essa é uma dúvida comum entre empresários que são surpreendidos com esse status vinculado ao CNPJ.

Sabendo disso, o time de especialistas do Eu Contador decidiu preparar um artigo bem completo, explicando o que é CNPJ inapto, quais são as suas consequências e como resolver essa situação.

Para saber mais e conferir o que o nosso time de especialistas separou para você, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

O que é CNPJ inapto?

A Receita Federal considera um CNPJ inapto quando a pessoa jurídica deixa de cumprir com suas obrigações fiscais, comete determinadas irregularidades ou não mantém o seu cadastro atualizado perante o fisco.

Essa situação é muito preocupante, uma vez que o CNPJ inapto pode gerar uma série de consequências negativas para as empresas, dentre as quais, podemos destacar:

 

Diante das consequências acima, é muito importante que as empresas em geral contem com um bom serviço de contabilidade e mantenham as suas obrigações em dia perante o fisco.

Quais são os motivos para um CNPJ ser considerado inapto?

De acordo com a Instrução Normativa 2119/22 da RFB, um CNPJ é considerado inapto em função de alguma das situações abaixo:

 

Tomar ciência dos itens acima, é o primeiro passo para não ser surpreendido pelo status inapto no CNPJ e suas consequências.

Como consultar o status do CNPJ?

Para consultar o CNPJ da sua empresa e verificar se o mesmo se encontra em situação regular ou de inaptidão, siga às orientações do passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site da Receita Federal para pesquisa de CNPJ, clicando aqui.
  2. Informe o CNPJ da empresa que deseja consultar.
  3. Clique na opção “Não sou um robô” e logo depois em “Consultar”.

 

Além do status inapto, um CNPJ também pode ser considerado:

Como regularizar um CNPJ inapto?

Ter um CNPJ declarado inapto pela Receita Federal é uma situação que pode interromper as atividades de uma empresa e trazer diversas complicações legais e financeiras.

A inaptidão ocorre quando a empresa não cumpre com suas obrigações fiscais e contábeis, mas essa situação pode ser revertida.

Confira as orientações no passo a passo abaixo:

1.Identifique as pendências

O primeiro passo para regularizar um CNPJ inapto é identificar as pendências que levaram à inaptidão, o que pode incluir declarações não entregues, débitos tributários em aberto, ou inconsistências cadastrais.

Diante disso, uma contabilidade especializada, como o Eu Contador pode realizar uma análise bem detalhada do histórico fiscal da empresa e identificar todas as pendências.

2.Regularização das declarações fiscais

Uma vez identificadas as pendências, o próximo passo é regularizar todas as declarações fiscais obrigatórias que não foram entregues.

A equipe contábil pode preparar e enviar todas as declarações fiscais pendentes, corrigindo possíveis erros e omissões.

Além disso, se houver inconsistências cadastrais, a contabilidade pode atualizar os dados junto à Receita Federal.

3.Pagar os débitos tributários

Além das declarações fiscais, é essencial regularizar todos os débitos tributários em aberto, o que pode envolver o pagamento de impostos atrasados, multas e juros.

Contadores experientes podem auxiliar na negociação de dívidas com a Receita Federal, buscando parcelamentos ou reduções de multas.

A contabilidade pode criar um plano de pagamento que se encaixe no orçamento da empresa, evitando novos atrasos e complicações financeiras.

Para saber mais e regularizar o seu CNPJ inapto com o apoio de especialistas, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

Classifique nosso post
Sair da versão mobile