Eu Contador Contabilidade Online

Como abrir uma sorveteria: passo a passo completo

Abrir uma sorveteria pode ser uma ótima ideia de negócio, principalmente em locais com grande circulação de pessoas, como shoppings centers ou em praias que combinam grande movimento e temperaturas acima da média.

Por sinal, precisamos admitir que é difícil encontrar alguém que não goste de tomar um delicioso e refrescante sorvete, não é mesmo?

“Mas, afinal, o que é preciso para abrir uma sorveteria?”

Isso é o que você vai conferir durante o passo a passo completo que o time do Eu Contador preparou para orientar e auxiliar você rumo ao seu sonho de empreender.

Para saber mais, continue conosco e acompanhe este artigo até o final ou se preferir, clique em um dos botões abaixo e fale diretamente com um dos nossos especialistas.

Como abrir uma sorveteria [Passo a Passo]

Se o seu sonho é abrir uma sorveteria, chegou ao lugar certo e precisa acompanhar com bastante atenção o nosso passo a passo.

Aqui, vamos esclarecer muitas dúvidas importantes e fornecer insights para que você monte um negócio lucrativo e que faça muito sucesso na sua região. Sendo assim, vamos ao que realmente interessa!

1.Monte um plano de negócios para abrir sua sorveteria

Quando o objetivo é abrir uma sorveteria, o empreendedor que almeja o sucesso, precisa montar um plano de negócios, respondendo inicialmente as seguintes perguntas:

Ao responder essas e outras perguntas, o empreendedor começa a organizar melhor suas ideias e com isso, reduz os riscos do negócio, observando dentre outras coisas, se a abertura de empresa no endereço escolhido é viável.

2.Contrate um serviço de contabilidade

Logo após montar um plano de negócios, o empreendedor precisará contratar um contador que fique responsável por cuidar da abertura e legalização do negócio.

Com o apoio e a orientação de um bom contador, você não terá qualquer tipo de dor de cabeça para abrir a sua empresa e manter as obrigações do negócio em dia com o fisco.

Além disso, se a sua escolha for o Eu Contador, você receberá um planejamento tributário completo para que a sua sorveteria pague o menor volume possível de impostos.

Dentre as responsabilidades de uma contabilidade para sorveterias, podemos destacar:

3.Escolha a localização ideal para abertura da sua sorveteria

Escolher uma boa localização é um dos segredos para ter um negócio de sucesso, principalmente quando falamos de estabelecimentos do segmento alimentício, como é o caso das sorveterias.

Para abrir uma sorveteria, analise a localização dos seus principais concorrentes e onde se encontra a maior parcela do seu público-alvo.

Conforme já destacamos neste conteúdo, normalmente as sorveterias estão localizadas em locais com grande fluxo de pessoas e se possível, com bastante calor, já que esse é um dos fatores que impulsiona à vontade de saborear um belo sorvete.

Dentre as melhores localizações para abertura de sorveterias, podemos destacar o interior de shoppings centers e as praias do litoral brasileiro.

No entanto, antes de fechar o contrato de aluguel, solicite ao seu contador a realização de uma consulta prévia de viabilidade junto às autoridades competentes, tendo está o objetivo de verificar se o estabelecimento poderá ser aberto no local desejado.

4.Monte a estrutura necessária para abrir uma sorveteria

A estrutura necessária para montar uma sorveteria pode variar bastante em função do porte e do tipo de estabelecimento. Confira as possibilidades:

Sorveteria (Loja):

Sorveteria (fábrica):

Considerando todos os itens, o investimento estimado para abrir uma sorveteria é de R$ 30 mil, no entanto, se o seu objetivo é produzir os próprios sorvetes, ou seja, abrir uma fábrica, este investimento pode ser maior.

5.Invista em estratégias de marketing

Por fim, vale a pena investir em estratégias e ações de marketing para atrair o público e potencializar o faturamento da sua sorveteria.

Invista em um letreiro bacana, movimente as redes sociais, avalie a montagem de um plano de fidelidade para fazer com que os clientes se mantenham ativos.

A depender do porte do seu estabelecimento e faturamento, você pode contratar uma agência de marketing e publicidade ou então, desenvolver algumas ações por conta própria.

Leve em consideração que quanto maior o número de pessoas que você alcançar, maior tende a ser o faturamento da sua sorveteria.

Quais os documentos necessários para abrir uma sorveteria?

Para abrir uma sorveteria, você já sabe que precisará do suporte e assessoria de um escritório de contabilidade, certo?

No entanto, além disso, também será necessário separar alguns documentos básicos, incluindo:

Em alguns casos, outros documentos podem ser solicitados pelos órgãos competentes, mas não se preocupe, pois, a contabilidade poderá orientar você.

Por fim, com a documentação listada acima em mãos, a contabilidade cuidará dos trâmites para abertura da sua sorveteria, incluindo:

Assim que toda documentação for liberada, sua sorveteria estará apta para entrar em funcionamento.

Deseja saber mais e abrir uma sorveteria de forma rápida e descomplicada? Conte com o time de especialistas do Eu Contador.

Aqui você encontra tudo o que precisa para legalizar sua empresa e manter todas as obrigações do seu negócio em dia com o fisco.

Para saber mais, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

Classifique nosso post
Sair da versão mobile