De acordo com o Banco Central do Brasil, somente em 2015 foram emitidos aproximadamente 1,2 milhões de boletos, considerando apenas os que foram registrados em instituições bancárias. Somando-se a quantidade de boletos sem registro que também foram emitidos, esse número pode ser bem maior.
Entretanto, como medida de controle, a Febraban – Federação Brasileira de Bancos emitiu parecer exigindo que :
- a partir de junho de 2015 todos os boletos emitidos deveriam ser registrados, pegando vários empreendedores de surpresa.
E você, também não sabia dessas mudanças?
Que tal entender como vai funcionar a emissão de boletos daqui para a frente?
O que muda no boleto com registro
Agora que todos os boletos serão registrados, qualquer alteração como:
- prazo de vencimento,
- cancelamento,
- dados do sacado
Devem ser informados à instituição bancária por meio de arquivo de remessa.
Por se tratar de uma nova operação dentro do âmbito bancário, o usuário estará sujeito a taxas.
Os boletos com registro também podem ser protestados quando do atraso, o que não era possível com o boleto sem registro.
Desde junho de 2015, nenhuma instituição financeira oferta o serviço de boletos bancários sem registro, no entanto, quem já se utilizava do serviço, tem um prazo de adaptação, o qual termina em dezembro de 2016.
Sendo assim, a partir de janeiro de 2017 todas as empresas que fazem uso do boleto bancário deverão utilizar o serviço de boleto registrado.
Quais as vantagens do boleto com registro?
Num primeiro momento é natural que pensemos que os bancos estão apenas querendo arrecadar mais com a cobrança de tarifas, no entanto, é preciso avaliar a mudança sob outros aspectos, como:
- a segurança da informação e a
- rastreabilidade dos boletos.
A possibilidade de protestar o boleto, exemplo os boletos Bradesco em cartório traz mais uma garantia para o empreendedor, já que, com o boleto sem registro, era impossível cobrar um cliente devedor.
Neste caso, passa a ser possível essa cobrança, mesmo que o mais indicado seja negociar com o cliente para que o pagamento da dívida ocorra de maneira amigável.
Como preparar-se para a mudança
Se você ainda está na dúvida do que fazer para migrar para o boleto com registro, o primeiro passo é:
- atualizar os dados cadastrais de seus clientes para que os boletos sejam emitidos com as informações corretas.
É uma ótima oportunidade também para demonstrar preocupação e perguntar se a data de vencimento é adequada ou se ele prefere que você altere.
Em seguida, procure as instituições bancárias com as quais você se relaciona para entender como está sendo realizado o processo de migração e o que você deve fazer do ponto de vista interno para adequar-se ao novo processo.
Por fim, melhore sua gestão utilizando ferramentas de emissão de boletos, como por exemplo:
- a emissão de boletos Bradesco que permitam integração com seu ERP.
Desta forma, não tem espaço para erro.
E você, já se adequou ao boleto com registro? Sentiu alguma dificuldade? Conte pra gente!
O euContador é um escritório de contabilidade online com atendimento direto e personalizado (chat, skype, whatsapp ou telefone).
Mantemos sua empresa 100% REGULARIZADA !
Comece agora mesmo!!!