Eu Contador Contabilidade Online

Bloco K – Sped da Indústria, novo sistema reduzirá fraudes!!!

bloco k

Primeiramente, reduzir  fraude é nas companhias está entre os principais desafios enfrentados pelas empresas no mundo todo. No Brasil, a implementação do Bloco K é, através do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) irá permitir que empresários tenham:

“A necessidade de atender à demanda de órgãos públicos também será benéfica para a própria empresa”, destaca Marcelo Maraccini, controller da Toke Crie, uma das maiores distribuidoras de materiais para artesanato do País, com:

Por exemplo, iremos acompanhar de perto qualquer tipo de fraude, desvio ou erro na prestação de informações , complementa o executivo.

Saiba todos os regimes para Indústria

 

Gestão de perdas

Estudo da Association of Certified Fraud Examiners (ACFE) divulgado no mês passado mostra que:

No entanto, pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) apurou índice médio de perdas sobre o faturamento líquido no setor de:

O percentual estimado, apenas com produtos vencidos, atingia 16,24% em unidades com área entre 500 e 1.250 metros quadrados.

Bloco K na prática

Ou seja, com a implementação do bloco k sped, o sistema digital de registro de controle e estoque, que será exigido a partir de setembro para:

  1. indústrias,
  2. empresas equiparadas a indústrias e
  3. atacadistas, a gestão dessas perdas será muito mais fácil.

Para o coordenador do Grupo de Trabalho para a implantação do bloco k sped na Petrobras Distribuidora, Vanderlei Cardoso Ferreira, o Sped contribui muito para o controle interno da companhia.

“A informatização das obrigações possibilita um controle mais seguro, simplificando e agilizando os procedimentos sujeitos ao controle da administração tributária”, diz.

Já o controller da LLE Ferragens, Carlos Rios, comenta que:

“O Sped impulsionou a empresa a contratar um sistema mais rigoroso para fazer a apuração correta de tudo o que será enviado ao Fisco e, consequentemente, conseguimos uma gestão mais eficaz, com controle maior do estoque e do giro.

Todo esse aumento de controle dificulta a ocorrência de fraudes:

A empresa trabalha com um mix de mais de 10 mil itens.

Ainda existe carência de especialização na área

Embora as empresas estejam envolvidas no longo processo de implantação dos módulos que fazem parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) , ainda há:

Muitas instituições oferecerem disciplinas para preparar profissionais, mas a percepção ainda é de carência de capacitação.

A contadora, advogada tributarista e especialista em Sped Tânia Gurgel conta que:

“Infelizmente, principalmente em São Paulo, há carência de pós-graduações e extensões específicas e uma forte defasagem entre o currículo da graduação e a realidade profissional”, afirma.

Coordenadora da Comissão do Sped na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) para o Sped até o ano passado, Tânia conta que:

“Hoje, esse quadro tem mudado, mas ainda sinto falta de oferta por parte das escolas”, afirma.

Qualificação

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRC-SP) é outra entidade que oferece palestras, oficinas e disponibiliza conteúdo técnico em seu portal.

Já o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sescon-SP) ministra:

O sindicato tem também parcerias com:

Para alinhar as competências:

Segundo o presidente do CRC-SP, Gildo Freire de Araújo:

Entretanto, na opinião de Shimomoto, os novos profissionais ainda não estão adequadamente preparados, na prática, para a nova realidade de exigências do Fisco.

Laboratório de informática

Para o coordenador do curso, Maurício Lopes da Cunha, o mercado de trabalho demanda, e muito, profissionais especializados no Sped.

Isso porque o uso falho do sistema eleva o risco de autuação por dados inconsistentes.

Cunha acredita que, de maneira geral, as:

Novas atribuições

Em conclusão com o Sped, auditores e contadores têm novas responsabilidades, que passaram a ir muito além de resumos das apurações dos tributos.

Os profissionais precisam saber verificar, dentro do Sped:

  1. as regras tributárias e contábeis para validação e certificação do conteúdo,
  2. a origem de possíveis erros nos arquivos e
  3. a correção de falhas de procedimentos das empresas.

Além disso, segundo Shimomoto, do Sescon, poderão atuar muito mais como consultores, prestando outros serviços a seus clientes.

Classifique nosso post
Sair da versão mobile