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Como abrir filial para ecommerce em São Paulo

Vai abrir uma filial para ecommerce em São Paulo? Então você precisa conferir este conteúdo até o final.

Aqui você terá acesso a um passo a passo completo com todas as etapas sobre como abrir filial para ecommerce e poderá retirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Você já atua no ecommerce e pretende abrir uma filial em São Paulo para melhorar a logística do seu negócio ou então possui uma loja física e deseja abrir uma loja virtual para aproveitar o crescimento do segmento e-commerce e aumentar o seu faturamento?

Para as duas alternativas, você pode contar com o Eu Contador, sua contabilidade especializada em ecommerce!

Passo a Passo: Como abrir filial para ecommerce em São Paulo

Abrir filial para ecommerce, é sem dúvidas um excelente negócio. O segmento é um dos que mais crescem no Brasil em faturamento, ticket médio e número de vendas nos últimos anos.

A praticidade que as lojas virtuais podem proporcionar encantou definitivamente os brasileiros e tem conquistado novos adeptos a cada dia.

Comprar sem sair de casa e comparar preços em diferentes lojas com apenas alguns cliques são alguns dos pontos que chamam a atenção dos consumidores.

Por outro lado, os lojistas podem vender para o Brasil todo e ainda contam com custos menores no ecommerce, quando comparados  com as lojas físicas.

São vários benefícios para o consumidor e também para o lojista, o que justificam o forte crescimento do ecommerce brasileiro.

Dito isso, vamos ao nosso passo a passo para abrir filial para ecommerce:

1.Separe os documentos necessários

Separar os documentos necessários é o primeiro passo para quem deseja abrir filial para ecommerce.

A documentação é simples, confira o que você vai precisar:

Após separar os documentos acima, basta entrar em contato com o time de especialistas do Eu Contador e solicitar a abertura da sua filial para ecommerce.

2.Registro da filial na Junta Comercial

Após a separação dos documentos, será possível iniciar os trâmites legais para registro e abertura da filial, começando pelo seu registro na Junta Comercial.

A saber, a JUCESP – Junta Comercial do Estado de São Paulo, é o órgão responsável pelo registro de empresas abertas no referido estado.

Com o registro na JUCESP, a sua filial receberá um NIRE – Número de Inscrição no Registro de Empresas e na sequência poderá requisitar um CNPJ.

3.Abertura do CNPJ

Após registrar a filial na Junta Comercial e obter o NIRE, será possível solicitar o CNPJ da sua filial junto à Receita Federal.

A título de curiosidade, vale destacar que ao abrir filial para ecommerce, você receberá um CNPJ com a mesma raiz que o CNPJ da matriz. 

A diferença entre o CNPJ da matriz e o da filial, fica por conta do número após a barra, veja um exemplo:

4.Registro na Secretaria de Fazenda

Com o CNPJ da filial e o registro na Junta Comercial em mãos, será possível solicitar a Inscrição Estadual.

A Inscrição Estadual é um documento emitido pela Secretaria Estadual de Fazenda do Estado.

O documento em questão, é obrigatório para empresas contribuintes de ICMS e que precisam emitir notas fiscais sobre a venda de mercadorias.

Por falar em nota fiscal, a Secretaria de Fazenda também deverá liberar o CNPJ da filial para emitir notas fiscais.

5.Cadastro na Prefeitura

Por fim, para abrir filial para ecommerce, será necessário realizar o seu cadastro na Prefeitura.

A Prefeitura do município de instalação da empresa é a responsável por liberar a Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento das empresas.

Regime tributário para ecommerce

No tópico anterior, você conferiu um passo a passo completo sobre como abrir filial para ecommerce em São Paulo.

Entretanto, antes de finalizarmos este conteúdo, precisamos falar sobre outro item muito importante, o regime tributário, ou seja, a tributação para ecommerce.

É importante destacar que ao abrir uma filial, será preciso seguir a mesma tributação utilizada pela matriz.

No entanto, é muito importante contar com uma contabilidade especializada em ecommerce para rever o planejamento tributário da sua empresa e definir se é possível manter o mesmo regime ou se é melhor solicitar uma alteração.

Quando o assunto é o regime tributário para ecommerce, temos três opções:

Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime tributário simplificado, destinado a empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões (somando, matriz e filiais).

Neste regime, os impostos são apurados com base no faturamento da empresa e pagos por meio de guia única.

A tabela utilizada para calcular o Simples Nacional para ecommerce, é a seguinte:

Faixa Receita em 12 meses Alíquota Valor a deduzir
Até 180.000,00 4,00%
De 180.000,01 a 360.000,00 7,30% R$ 5.940,00
De 360.000,01 a 720.000,00 9,50% R$ 13.860,00
De 720.000,01 a 1.800.000,00 10,70% R$ 22.500,00
De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 14,30% R$ 87.300,00
De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 19,00% R$ 378.000,00

Consideradas as deduções, a alíquota final do Simples Nacional para ecommerce fica entre 4% e 11,12% sobre o faturamento das empresas.

Lucro Presumido

Por sua vez, após abrir a filial para ecommerce, pode ser necessário migrar do Simples Nacional para o Lucro Presumido.

O Lucro Presumido é uma boa opção para empresas que estão crescendo e com isso aumentando o faturamento.

No Lucro Presumido, as empresas podem faturar até R$ 78 milhões e contribuem com os seguintes impostos:

Lucro Real

Por fim, temos o Lucro Real, opção para empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões.

Neste regime, as alíquotas para cada imposto são maiores e calculadas com base no lucro líquido da empresa

Vai abrir filial para ecommerce em São Paulo? Conte com o Eu Contador escolha o melhor regime tributário para a sua empresa.

Clique em um dos botões abaixo, entre em contato com nossos especialistas, retire suas dúvidas e solicite a abertura da sua filial.

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