Se gerenciar recursos humanos fosse tão fácil, não haveria um departamento completamente dedicado a isso e todos os procedimentos relacionados seriam muito mais simples e fáceis, correto? Mas não é bem assim, a diversidade de perfis, personalidades, caracteres e índoles influencia o ambiente de trabalho, seja de forma positiva ou negativa, e precisa de acompanhamento

 

É exatamente neste momento quando podem surgir algumas dificuldades e uma empresa tenha que lidar com funcionários difíceis, seja em relação à instituição ou mesmo no relacionamento entre os colegas de trabalho. Particularmente, há um tipo de empregado que dá um pouco de dor de cabeça à qualquer instituição: o funcionário reclamão.

 

O papel da administração

Os administradores da empresa devem pensar no bem estar coletivo, fazer o possível para melhorar o ambiente de trabalho e maximizar a produtividade e fluidez dos processos. Mas, se quando se identifica um funcionário que se queixa permanentemente, é fundamental analisar o caso pontual para definir a estratégia de ação.

 

Nesta etapa, o importante é ser imparcial e não supor a partir de informações de terceiros. O responsável por analisar o caso precisa verificar todos os lados para chegar à uma conclusão imparcial, e o mais correta possível.

 

Sobre as queixas pertinentes

Se há uma reclamação, ela primeiro deve ser avaliada. Sendo assim, é preciso averiguar se uma queixa procede. Ou seja, se a mesma está pautada em evidências e fatos que a corroborem, se efetivamente existe algo a melhorar ou a considerar como passível de melhoria. Tem funcionário que se queixa de tudo, mas pode ter razão nas suas observações. Mas se a  forma como ele se queixa é questionável e cria inconvenientes, isso já se trata de outro problema.

 

A partir do momento que se confirme alguma das hipóteses do “funcionário reclamão”, chega o momento de estudar o problema e propor alternativas para corrigir o desvio. É um bom momento para dar o devido crédito para quem se queixou e aproveitar a oportunidade de corrigir a sua postura. O fato de ter razão sobre algo não significa que uma pessoa possa ser arrogante ou prepotente.

 

Uma conversa à parte pode ser suficiente. A empresa agradece as sugestões mas também pode colaborar com o crescimento do profissional ajustando sua postura. Mostre o quão importante é seguir apontando erros mas como isso deve ser feito de forma respeitosa, já que criar tensões inclusive pode dificultar a solução dos inconvenientes que ele aponta.

 

As reclamações sem sentido

Também podem existir casos onde o funcionário não quer necessariamente contribuir ou criticar – mesmo que meio ‘sem jeito’ – um procedimento. Há muita gente que reclama para denegrir, mesmo que tenha que inventar coisas. Quando se identifique um profissional que está em permanente atrito com a instituição ou com os companheiros de equipe e não tem razão alguma nas suas considerações, é hora de retirar o indivíduo dos quadros.

 

Na verdade, uma advertência pode ser feita antes de tomar qualquer decisão. Chamar o empregado para uma conversa em particular e indagar sobre seus problemas de relacionamento A partir daí, observar seu comportamento e definir se ele apresenta alguma mudança ou o se o problema se repete. Se nada muda, é hora de corrigir o inconveniente ma através do desligamento do funcionário.

 

Pra concluir

Parte do êxito de uma instituição é derivado da diversidade dos perfis que conformam as equipes de trabalho. Incluir profissionais de diferentes características é benéfico pois aumenta as possibilidades de adaptação. Entretanto, somente os que queiram efetivamente colaborar para a manutenção da produtividade e do cumprimento dos objetivos devem ser mantidos nas equipes.

 

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