De acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, em parceria com o Sebrae, as pequenas e médias empresas geram 27% do PIB brasileiro, um número realmente expressivo. No comércio, elas são responsáveis por mais de 50% do PIB do setor e na área de serviços representam mais de 36%. Na indústria, o número é igualmente surpreendente: 22,5%.

 

A relevância desses empreendimentos para a economia é enorme, e reflete o espírito empreendedor do brasileiro: só em 2016 foram abertas mais de 1,2 milhão de novas empresas. Não obstante, o número de empresas que encerraram suas atividades também é alarmante: em 2015, mais de 1,8 milhão de empreendedores deixaram de gerar empregos e contribuir para a economia.

 

Um dos motivos que levam ao fechamento de empresas é justamente a falta de conhecimento contábil para conduzir os negócios, por isso, no post de hoje, vamos falar sobre a importância do contador para esses milhões de empresas.

 

Enquadramento tributário

Logo no início das operações, o empreendedor tem que definir qual será seu enquadramento tributário. Que tipo de empresa abrir, por qual regime fiscal optar, como informar isso à Receita Federal, Estado e Município, etc.

 

São várias decisões a serem tomadas e a melhor pessoa para orientar este processo é o contador. Diante da sua ideia de negócio ele irá buscar as melhores opções fiscais e tributárias para que você não pague nada a mais nem a menos.

 

Contratação de funcionários

Assim que o empreendimento começa a crescer você precisa contratar pessoas. Neste processo, vários são os detalhes: adequação da função ao CBO (Código Brasileiro de Ocupação), remuneração, recolhimento de INSS, FGTS e IR, cálculo de horas extras, adicionais, entre outros.

 

Podemos aprender algo sobre cada detalhe destes, no entanto, estamos sujeitos a erros. O contador é quem sabe esses tributos de cor, quando recolhê-los, qual a porcentagem, como calcular a remuneração final e como realizar os processos em conformidade com a lei.

 

Processos contábeis

Todas as transações financeiras que a empresa realiza devem passar pelo crivo da contabilidade. Emissão de notas fiscais de entrada e saída, pagamentos, empréstimos, investimentos, movimentações bancárias e impostos alimentam o setor de contabilidade com informações importantes para identificar como anda a saúde financeira da empresa.

 

Isso mesmo, o contador cumpre um papel importantíssimo para a manutenção da sustentabilidade da empresa, já que é ele quem consolida as informações do DRE, Balanço Patrimonial e outros relatórios que comprovam se sua empresa está tendo lucro ou prejuízo.

 

Atuação estratégica

O contador é um grande conselheiro para o empreendedor. Tendo um profissional de confiança na sua empresa, você poderá analisar os passos dados, corrigir falhas, melhorar sua eficiência contábil e assim otimizar recursos importantes para o desenvolvimento do seu negócio.

 

Se você ainda não tem um contador de confiança, procure um profissional com credibilidade no mercado e solicite uma análise da situação atual do empreendimento. A partir de uma auditoria preliminar, ele poderá traçar um planejamento estratégico contábil para que sua empresa vença as barreiras e siga crescendo sem se preocupar.

 

Gostou deste post? Compartilhe!

 

Não acredite em soluções milagrosas. O euContador é um escritório de contabilidade online, com mais de 30 anos de experiência no mercado contábil. Venha tomar um café conosco ☕, ou conheça nossos serviços, estamos à total disposição.

euContador sua contabilidade online completa, de um jeito fácil, simples e econômica.